Trilhos Serranos

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SÓ PARA OS MAIS DESCUIDADOS, INTELECTUALMENTE  DESONESTOS e/ou  POLITICAMENTE INCOMPETENTES

Presumo não haver licenciado em HISTÓRIA pela FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE CLÁSSICA DE LISBOA ligado aos «trilhos da investigação» que ignore o livro do PROFESSOR CATEDRÁTICO DOUTOR OLIVEIRA MARQUES e a sua advertência a todo aquele que pretenda seguir os caminhos da investigação. Assim:

GENTE DA TERRA - ALCIDES GUEDES

Já aqui deixei o nome de JOAQUIM GUEDES e a razões de o ter feito, com inciso no PRÉMIO ANUAL de 1.000$00 que a sua EMPRESA DE TRANSPORTES, em homenagem sua, instituiu destinado ao aluno ou aluna mais pobres que mais se  destacassem nos estudos primários do concelho. 

GENTE DA TERRA - JOÃO AUGUSTO MATIAS PEREIRA

Para dar corpo ao apontamento anterior, relativo a JOAQUIM GUEDES, fui buscar parte do conteúdo ao meu livro “Castro Daire, Indústria, Técnica e Cultura”, obra que resultou da minha “licença sabática” concedida pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO para eu levar a cabo, como levei, um “Projeto de Investigação Aplicada”, subordinado a esse título.

Sem prejuízo de retomar os APONTAMENTOS relativos ao “25 DE ABRIL DE 1974” tem cabimento lembrar aqui a boa vontade do EXECUTIVO MUNICIPAL em dar à luz do conhecimento o produto da minha investigação.

GENTE DA TERRA - JOAQUIM GUEDES

Mexer nos ARQUIVOS onde constam os nomes das NOSSAS TERRAS e das NOSSAS GENTES, é o mesmo que dar substância à expressão popular “as palavras são como as cerejas”, ou, na versão moderna muito bem escolhida e integrada no título de um livro seu, pelo meu amigo e Dr. Paulo Andrade, as palavras e as memórias são como um “Molho de Vides”, puxa-se uma e vem pegada logo outra.

O mesmo sucedeu com esta série de APONTAMENTOS ligados à “COMEMERAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL”.

25 DE ABRIL DE 1974 “CINQUENTA ANOS DEPOIS” 2024 (4)

 

O nome do Professor JOÃO GONÇALVES SEVIVAS tornou-se-me familiar a partir de 1961. Foi ele que, na qualidade de Adjunto do Delegado  Escolar, manuscreveu e assinou o CERTIFICAFO comprovativo de eu ter feito o exame de SEGUNDO GRAUQUARTA CLASSE)  na ESCOLA PRIMÁRIA DE CASTRO DAIRE, (Escola António Serrado) no ano de 1950, ali, onde se deslocavam todo as crianças do concelho para atestarem esse grau de escolaridade.  Porquê, então, ser ele a passar um documento com a data 1961, a atestar um facto de teve lugar tantos anos antes?

RIOS PAIVÓ E PAIVA - UMA DUPLA  ICÓNICA

Desde o meu retomo ao concelho de origem, em 1983/1984, depois de alguns anos de vida a olhar largos horizontes, seja em terras de África - Moçambique - seja no Alentejo, mal cheguei a Castro Daire, vila encravada entre montes, com os rios Paivó e Paiva a seus pés, logo me dei conta da ligação de trabalho e de lazer que os habitantes do burgo vilão tinham com aquele espaço entre os dois rios, a montante da Ponte Pedrinha.

GENTE DA TERRA E FORA DELA

Nos dois apontamentos anteriores dedicados a este tema, o primeiro a discorrer sobre os PARTIDOS MÉDICOS, sublinhando o “qui pro quo” que envolveu o vogal da novel COMISSÃO ADMINISTRATIVA PROVISÓRIA, Dr. Jorge de Melo Ferreira Pinto e o Chefe da Secretaria da Câmara, João Guerra Cerdeira, e  o segundo, envolvendo essa  mesma COMISSÃO ADMINISTRATIVA que se recusava a assinar as CONTAS apresentadas pelo mesmo Chefe de Secretaria.

Deixei sublinhada a animosidade patente entre os intervenientes, animosidade que exalava dos documentos produzidos e dos apelos feitos superiormente por João Guerra Cerdeira, a fim de poder levar a “Carta a Garcia” no desempenho das suas funções. Para o seu bom sucesso até lembrou ter sido “uns dos primeiros subscritores do MUD, juntamente com o seu amigo Augusto de Almeida Pinto” e que o seu filho  «Tenente do Quadro Ativo das Forças Armadas, Manuel Guerra Cerdeira» juntamente com «o capitão Bento, comandou a Força que tomou a T.V. na Histórica Jornada da Madrugada de 25 de Abril”, não sendo seu desejo “por qualquer forma, entrar em conflito com a Comissão».

GENTE DA TERRA

Na crónica anterior, a propósito dos PARTIDOS MÉDICOS, trouxe à luz dos tempos de hoje, o nome de JOÃO GUERRA CERDEIRA, o cidadão castrense que, à data da «REVOLUÇÃO DOS CRAVOS», exercia o cargo de CHEFE DE SECRETARIA da Câmara Municipal de Castro Daire. Mas eu já me tinha cruzado com esse nome quando recolhia matéria histórica para o livro que veio a ser publicado, em 1993,  com o título “Cujó, Uma Terra de Riba-Paiva”, editado pela Junta de Freguesia, quando era Presidente Secundino da Silva Carvalho.

Castro Daire – 25 de abril de 1974

 “PARTIDOS MÉDICOS” - GENTE DA TERRA

Decorria o ano de 1974. Estávamos no mês de maio. A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS ainda não tinha largado os cueiros e já os seus efeitos político-administrativos, tal como pingo de azeite em pano cru, se estendiam a todo o país. Os EDIS no PODER foram substituídos imediatamente. O reinado advindo com o 28 de maio de 1926 - o dito ESTADO NOVO -  acabou na pessoa do Dr. João Duarte de Oliveira, então Presidente da Câmara. Face a tais eventos históricos, a correspondência MUNICIPAL passou a ser assinada pelos novos protagonistas sentados nas cadeiras do PODER LOCAL, v.g. do NOVO ESTADO

PEGADAS HISTÓRICAS

Neste ponto da narrativa, depois de falarmos na economia rural assente na AGRICULTURA e na PECUÁRIA, neste meio geográfico onde tem sentido a trilogia TERRA, ANIMAIS E GENTES, depois de conhecermos a sina a “vaca paivota” que, escapando ao talho enquanto “vitela” condenada estava a submeter-se ao jugo assente na molhelha que lhe servia de chapéu a vida inteira, fizesse chuva ou fizesse sol, fêmea destinada a trabalhar e a procriar enquanto tivesse vigor para isso e morresse de velha desfeita num qualquer talho vilão ou enterrada numa das leiras que lavrara no granjeio do pão do proprietário que tanto a mimoseava com o ferrão da aguilhada, como com o penso que lhe punha na manjedoura, sabido isso, vem mesmo a “talhe de foice” no sentido literal da expressão, transpor para aqui o RELATÓRIO assinado pelos membros da MESA DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE CASTRO DAIRE, relativo ao CORTEJO DE OFERENDAS que teve lugar no ano de 1950, e foi publicado no jornal «A Voz do Paiva», de 7 de abril de 1951.

MELHORAMENTOS LOCAIS

Mesmo com a experiência viva de haver por cá «investigadores“ que se aproveitam das fontes que cito nos meus textos, para aparecerem aos olhos do público como sendo eles a queimar as pestanas a descobri-las e a debruçar-se sobre elas, delas retirando a informação necessária à elaboração de HISTÓRIA séria, nem por isso deixo de cumprir a básica regra académica e científica: citá-las, identificá-las, por forma a que todo o investigador sério das «CIÊNCIAS SOCIAIS» possa confirmar e valorizar a honestidade que ponho em tudo quanto faço, sem a “atitude do chico-esperto” que, identificada a fonte depois de uma laboriosa investigação, recorre, pelo telefone,  à solicitação de fotocópias tiradas dos documentos originais, omitindo a os «trilhos» que seguiu para dar «ares de originalidade» nos trabalhos que publica.

GENTE NOBRE

Na busca de anúncios publicitários que me informassem sobre os fotógrafos existentes em Castro Daire, feitos nos jornais antigos que engrossam o meu espólio, encontrei no jornal “O Paiva” n. 23, de 3 de abril de 1890, de que era editor João Pereira Batista de Almeida e proprietária a afirma “Lemos & Almeida”. Um texto deveras interessante.

AS NOSSAS TERRAS - AS NOSSAS GENTES

 Nos afastados anos da década de 90 do século XX, discordando da opinião expressa pelo Dr. Inês Vaz, no livro «Castro Daire», editado em 1986,  pela Câmara Municipal, dizendo que a «vila de Gandivao» referida nas «Inquirições de 1258», teria desaparecido sem deixar rasto, e eu, ao contrário, cogitando antes que ela tivesse mudado de nome, à semelhança de tantas outras povoações do reino, pus os pés no terreno e acompanhado dos senhores Manuel J. G. Araújo e Gama, ex-director de Finanças de Castro Daire, e de Manuel A. Duarte Pinto, natural de Cetos, mais conhecedor da geografia e toponímia locais que qualquer catedrático, corri em demanda das terras que o topónimo designava. E lá estavam elas. Ali, na bacia formada pelas linhas de água que, descendo da serra, confluem no rio Teixeira.

CASTRO DAIRE NA «RTP2» PROGRAMA DE H. SARAIVA «A ALMA DA GENTE»

 No  dia 12 de novembro, aí pelas 20 horas, três pessoas amigas alertaram-me, via telefone, para o programa televisivo «A ALMA DA GENTE» do Professor José Hermano Saraiva.

SABER LIVRESCO E SABER DO POVO

Nestas minhas deambulações pelas montanhas e vales ondulantes das terras beirãs, do Caramulo, Arada, Freita, S. Macário e Montemuro, neste meu afã de buscar conhecimentos nos livros e dora deles, impresso no saber empírico das gentes do povo, sem livros ou de letras grossas e também no “mare magnum” da Internet, em busca do GADO PAIVOTO, mal andaria se omitisse o meritório trabalho desenvolvido pela ANCRA (Associação Nacional de Criadores de Raça Arouquesa”) com sede em Cinfães, ali mesmo do outro lado da serra, onde o Montemuro beija o rio Douro, aquela raça que, a partir do “Recenseamento Geral dos Gados”, feito por Silvestre Bernardo de Lima, em 1870, aparece com a designação de “arouquês-paivoto” de “grande porte e perna alta”, assim “conhecido no distrito do Porto, afirmação em desconformidade com o GADO BOVINO de “pequeno porte” e “pouco peso”, “amarelo” e “serrano, conhecido nas aldeias montemuranas pela designação de “PAIVOTO”. Esta última mais consentãnea com  a descrição deixada por Frei Bernardo de Brito e Rui Fernandes, autores do século XVI, como já vimos. 

Metido nisto, pernas no terreno, decidido  a “descalçar a bota” que me fazia calos de dúvidas, prossigo nas minhas interrogações, mas não sem antes botar mão ao texto plantado na Wikipedia, onde, com erudição bastante, se explicam as remotas origens do GADO AROUQUÊS. 

Assim, com a devida vénia aos autores do texto e das três primeiras fotografias, fiz “copy/paste”, um método hoje muito usado por todos aqueles que se dedicam à investigação sentados a uma secretária, frente a um computador onde adquirem e debitam conhecimentos sem pisarem um sargaço, sem tombarem uma giesta, uma urgueira e sem receberem a picada de um rojo ou de uma silva, sempre em posição de defenderem os seus domínios naturais. Eis, pois, a minha arfante e suada tarefa:

SABER LIVRESCO E SABER DO POVO

Face ao que, de posse destas informações, raças classificadas e traçadas, misturadas, não podia deixar de interpelar-me sobre a relação genética das duas RAÇAS ligadas ao PAIVA.. Qual delas levava a primazia na árvore genealógica, já que a minha experiência de pastor/agricultor se recusava a aceitar sem reserva, a classificação dada, por me parecer que a descrição do GADO VACUM feita no século XVI, “vacas de pequeno porte”, «pouco peso» e muito adaptáveis “ao trabalho”, estava mais conforme com aquelas que, na minha juventude, foram objeto dos meus cuidados no trabalho, no pasto e no parto.

SABER LIVRESCO E SABER DO CAMPO

Deixada a serra, deixados os montes de CUJÓ, longe da bosta de vaca e das caganitas das ovelhas e das cabras,  que não  se cheiram nem veem nas iluminuras dos pergaminhos e livros de horas medievais, nunca esquecendo tais feições e odores, animais tão úteis e afetivos meus companheiros de vida, procurei saber, em tempo próprio, algo mais sobre eles, sobre as suas origens, seus habitat natural, tempo de domesticação, porte físico e comportamento selvagem e livre.

SABER LIVRESCO E SABER DO CAMPO

Já escrevi e publiquei na imprensa e no meu site TRILHOS SERRANOS uma longa crónica, uma extensa narrativa que teve como protagonista uma vaca (A NOSSA VACA ROXA) comprada ainda vitela e afeita à molhelha, ao jugo, ao tamoeiro, à cabeçalha do carro “chiadeiro” que transportava lenhas para casa, estrumes para as leiras e as colheitas vindas delas para os celeiros domésticos, fossem de milho (os canastros)  ou centeio (as grandes caixas de carvalho ou de castanho). 

E, às vezes, ao menos uma vez por ano, com a sebe de vime espetada sobre o chedeiro de cima para baixo, qual vedação artesanal em forma de “U”, com taipal de madeira nas traseiras, a transportar uma barrigada leitões para a feira de Tarouca ou do “Crasto”.

ECOS QUE VÊM DE LONGE

 As mandas, demandas e bolandas feitas para se arranjar uma AMA DE LEITE que satisfaça as «conveniências» do empregador. Decorre o ano de 1871 e duas amigas, uma a viver em Castro Daire e outra em Lamego trocam correspondência acerca disso. Sem respeito pela «grafia» manuscrita, mas sim pela grafia atualmente em voga, qui deixo as duas cartas assinadas por Leopoldina Guedes, a senhora de Lamego que se mostrava muito grata com a sua amiga de Castro Daire.

CARTA DE ALMEIDA CARRETT DIRIGIDA AO SEU COMANDANTE

Aproximando-se, o mês de abril p.f., e com ele MEIO SÉCULO de eventos passados, revivo a alegria, o contentamento, as emoções e a atmosfera da LIBERDADE que senti, lá, em Moçambique, onde, então,  me encontrava. Ouvido colado à telefonia, pois, à época,  não havia a parafernália dos equipamentos de hoje virados para a informação e desinformação.

Já escrevi muito sobre esse dia marcante na cronologia da  HISTÓRIA PÁTRIA, sublinhando as MUDANÇAS políticas, sociais, económicas, educacionais e por aí adiante que só podem ser negadas por gente vesga ou fora da HISTÓRIA.

CUJÓ – OS FERREIROS

A relação estreita entre a agricultura, a indístira e o comércio, bem como a tríade «terra, homens e animais» nasceram  há cerca de 7.000 anos, no NEOLÍTICO, com a sedentarização dos primitivos povos, até aí nómadas, RECOLETORES, dependentes dos frutos sazonais.

Cujó, aldeia serrana e beiroa que vivia essencialmente da agricultura e da pastorícia, enquanto comunidade agro-pastoril, na sua luta pela sobrevivência, teve de deitar mão aos recursos, às invenções e técnicas que vinham de lugares e de tempos idos.

E é assim que a aldeia, em meados do século XX, se pode considerar, praticamente, auto-suficiente no que respeita aos mesteirais, mesmo que, nenhum deles, exercesse a profissão a tempo inteiro. Temos lá os ferreiros, carpinteiros, pedreiros, tamanqueiros, alfaiates e sapateiros e, até, quando chegou o relógio mecânico a substituir a «meridiana» de madeira e bússola, apareceu, regressado do Brasil, o relojoeiro.

REVOLTA DOS AGRICULTORES

Nas minhas DUAS últimas crónicas, com o título em epígrafe,  falei de LISBOA, dos seus aspetos “orográficos/topográficos, urbanísticos, rurais  e sociais” da IDADE MÉDIA e, bem assim, dos dois históricos cercos de guerra a que foi sujeita na época, seja, aquele  que teve por protagonistas AFONSO HENRIQUES e os CRUZADOS, em 1147, ano  da sua conquista aos MOUROS, seja, o cerco de 1383, que opôs o Rei de Castela e D. Leonor, ao MESTRE DE AVIS, que, ajudado pela pestelença que grassou no acampamento dos sitiantes,  veio,  na sua condição de sitiado, a ganhar a contenda e a ser o rei de PORTUGAL “D. JOÃO I”, de BOA MEMÓRIA.

Falei igualmente de SANTARÉM, das LEZÍRIAS, aquela terra que tanto encantou Almeida Garret e onde ele foi inspirar-se para escrever, como ele próprio diz, uma obra-prima de literatura, a sua ODISSEIA, isto é, “VIAGENS NA MINHA TERRA”.

REVOLTA DOS AGRICULTORES

Na minha crónica anterior, que teve como pretexto negistar  o descontentamento dos AGICULTORES, portugueses e outros, face às “políticas da PAC” e as suas pretensões explícitas de cercarem ou invadirem a capital do “mando e comando” aproveitei o momento histórico da fixação do HOMEM à terra, ao NEOLÍTICO, o salto qualitativo do RECOLETOR a PRODUTOR e, de caminho, com séculos de permeio, a CONQUISTA DE LISBOA aos mouros, em 1147, servindo-me do texto deixado por Osberno, cidadão letrado que integrava as hostes dos CRUZADOS.

REVOLTA DOS AGRICULTORES

Foi o gigante passo humano registado na cronologia da evolução do HOMEM na luta  pela sobrevivência. Fixado à terra e tirando dela parte dos alimentos,  o HOMEM deixou de ser simplesmente RECOLETOR, a depender dos frutos sazonais,  e passou decididamente a ser PRODUTOR. 

CASTRO VERDE - TERRA E GENTE (4)

No livro que dei à estampa com o título “HISTÓRIA DE UMA CONFRARIA (1677-1855), (sobejamente conhecido) a partir da página 61 exemplifico as suas funções bancárias da CONFRARIA DE S. MIGUEL, a partir dos CAPITAIS advindos das ESMOLAS dadas em espécie e, depois, converidas em DINHEIRO, nos respetivos LEILÕES feitos com “pregão” municipal  prévio, nos locais do costume, incluindo nos “montes” e terras em redondo, por forma a que a concorrência de interessados, mais fizesse render o produto leiloado.

JUSTIÇAS DA TERRA

Os atuais EXECUTIVOS MUNICIPAIS, existentes por este Portugal arriba, do Algarve ao Minho, eleitos periodicamente, por mandatos sucessivos (ou não), de acordo com a lei, (já houve tempo que, apesar de eleitos, eles se sucediam a si próprios que nem «reinóis de taifas» antes da Reconquista Cristã, nem imaginam (refiro-me, claro está,  aos que gerem o QUOTIDIANO POLÍTICO e se estão nas tintas para a HISTÓRIA e para quem gasta as pestanas a investigá-la e divulgá-la) , esses não sonham os PODERES de que estiveram investidos os seus antepassados, não pelo voto do POVO, mas pela mão de  Sua Majestade, no tempo em que  a realeza se julgava investida do DIREITO DIIVINO, semelhantemente,  se calhar, com o que acontece hoje com alguns MAGISTRADOS JUDICIAIS,  diferentemente daqueles «EDIS» que  eram nomeados e designados genericamente por JUSTIÇAS DA TERRA. Eles que  exerciam os poderes concelhios., politicos, administrativos e judiciais.

CAMINHOS ANDADOS, AFETOS CRIADOS

Lá como cá.  Lá, em Castro Verde, e cá, em Castro Daire. Lá, entre montados, trigais e chaparrais e cá entre soutos, penedos e carvalhedos, passei parte da minha vida de mão na rabiça da charrua a lavrar campos do passado, a semear e a colher saberes vividos - História com gente dentro – divulgando e dando a conhecer decisões políticas, administrativas e outras tomadas pelos poderes centrais e poderes locais destinadas à melhor gestão da “res publica”.

MEMÓRIAS VIVAS DA TERRA E DAS GENTES


 Nestes meus quase OITENTA E CINCO ANOS de idade, os olhos cansados, botados foram eles ao ficheiro que organizei em Castro Verde, queimando as pestanos a ler tudo o que era manuscrito que ia descobrindo nas minhas pesquisas - História vivida, mas não escrita, que paciência a minha, amigos meus  - e, tantos anos depois, saíram-me as fichas cujo conteúdo foi extraído do LIVRO DAS VEREAÇÕES DA CÂMARA - 1680, versando as PREOCUPAÇÕES do EXECUTIVO MUNICIPAL, dito, então, JUSTIÇAS DA TERRA” ligadas à SAÚDE. Assim:

PAÍS COLORIDO E COSMOPOLITA

Mês de janeiro de mil novecentos e sessenta e um. Ali, no quarto andar do PRÉDIO MENDES, apartamento número NOVE, com entrada pela Rua Pedro Álvares Cabral, em Lourenço Marques, sou recebido pela minha irmã Elisa e pelo seu marido, Professor Berthlodo Camacho. Tinha acabado de desembarcar do “PÁTRIA”, após 18 dias e noites de baldões sobre as águas do Atlântico e do Índico, contornando o Cabo. Com ligeiras variações e atracagens costeiras, direi que segui, de perto, a rota de Vasco da Gama e dos navegadores que o precederam nestas andanças marítimas, a caminho do Oriente. Eu, lembrando aqui o passado, estava, a bem dizer, às portas do meu futuro.

MEMÓRIAS PAROQUIAIS

O administrador da página existente no FACEBOOK designada «AQUELA GERAÇÃO», apresenta na sua CAPA uma capelinnha, rodeada de maias. Ela suscitou-me um COMENTÁRIO ao que ele respondeu com um esclarecimento e um desasfio. É essa foto que ilustra este meu «comecilho» de novelo. Assim

POR QUEM OS SINOS DOBRAM

O TÍTULO É SUGESTIVO e mais não digo. Ou, pensando bem,  talvez diga…e para já, o que importa é que, como historiador, prossiga, na senda, na aventura humana, da imaginação, da criatividade, da invenção, do luminoso  pensamento do homem em querer reter o tempo, esse ente estranho, essa grandeza física universal que todos conhecemos bem, sem contudo sabermos para onde vai e donde vem. 

PENEDO DO CAVALEIRO

 Recentemente, por iniciativa das GENTES DE LAMELAS,  nomeadamente Hélio Silva, Diogo Baronete, António Pinto e outros, sempre diligentes em valorizar o património edificado e natural existente em redor, desviada que foi a água do seu curso milenar, perdido que foi, por enquanto, o espumoso e cantante caudal que, em queda livre e contínua, brilhava ao sol, para encanto e admiração do passante, água escorrida encosta abaixo, a imitar o estendal da «roupa branca» que uma moura encantada, moradora naqueles penhascos, nas manhãs de S. João, punha  ao sol, semelhantemente a tantas outras lendas que preenchiam o imaginário camponês, mouras sempre prontas a saírem do PENEDIO e a mostrarem a riqueza e poderio que os MOUROS tiveram enquanto dominaram o território, vg. PENEDO DA MOURA na Relva (freguesia de Monteiras), a ORCA DA MOURA,  (arredores de PENDILHE), a COVA  DA  MOURA, (os arredores de ALVA), a GRUTA DA MOURA, junto ao RIO PAIVA, (território de PEPIM) semelhantemente, dizia eu,  a tantos outros PENEDOS com nomes e protagonismo local,  apareceu ali o PENDEDO DO CAVALEIRO, a desafiar os tempos e a imaginação,  fim de se valorizar o espaço e a panorâmica que dali se alcança a olho nu, ou de binóculos,

A POMBEIRA

 O primeiro contacto que tive com as “CASCATAS DA POMBEIRA”, no concelho de Castro Daire, foi através dos POSTAIS ILUSTRADOS  (a preto e branco) que correram mundo, divulgando tudo o que de notável e pitoresco existia no município. Isto, graças à iniciativa de alguns comerciantes locais que, procedendo assim, levavam longe, via CTT, o nome da sua FIRMA, mas também o que de mais atrativo havia turisticamente em redor de nós, fosse património natural ou fosse património edificado.

HISTÓRIA

 Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com a biqueira do sapato no degrau do pódio  (menu=categorias) «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" disponível no GOOGLE  (  https://tjukanovt.github.io/notable-people), para respeito e consideração  dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  sem agulhas nem carris, enroscados nos seus covis, eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com a biqueira do sapato no degrau do pódio  (menu=categorias) «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" disponível no GOOGLE  (  https://tjukanovt.github.io/notable-people), para respeito e consideração  dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  sem agulhas nem carris, enroscados nos seus covis, eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

 Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com a biqueira do sapato no degrau do pódio  (menu=categorias) «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" disponível no GOOGLE  (  https://tjukanovt.github.io/notable-people), para respeito e consideração  dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  sem agulhas nem carris, enroscados nos seus covis, eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

 Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com a biqueira do sapato no degrau do pódium  (menu=categorias) «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" disponível no GOOGLE  ( https://tjukanovt.github.io/notable-people), para respeito e consideração  dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  sem agulhas nem carris, enroscados nos seus covis, eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com assento no menu «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" ( https://tjukanovt.github.io/notable-people) disponível no GOOGLE, para respeito e consideração dos estudiosos e  despeito dos imbecis, sem agulha nem carris, enroscados nos seus covis,  eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com assento no menu «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" ( https://tjukanovt.github.io/notable-people) disponível no GOOGLE, para respeito e consideração dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  sem agulha nem carris, enroscados nos seus covis, eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

LETRAS VIVAS

Se algum dia, nos meses de maio e junho, de qualquer ano, atravessou a serra do Montemuro e arredores e lhe escapou da vista a sua vestimenta natural de cores várias próximas e distantes. Se fez isso e não sentiu os inebriantes odores lilás, amarelo, verde, branco e demais exalados por tudo o que é ornamento arbustivo que alinda montes e outeiros - deixou escapar, seguramente,  a magia da montanha parida pelas giestas brancas e amarelas, sargaços cinzentos, urgueiras lilás e brancas, a queiró lilás, o tojo amarelo/verde,  tudo isto, nascido a esmo, jardim natural, cosido ao chão, obra de imaginário tecelão que, seguramente, inspirou as rendas e os brocados exuberantes, prateados e dourados,  das dalmáticas clericais e das jaquetas de  toureiros nas suas relações lúdicas com animais e gentes. 

Mas se lhe escapou tal beleza igualmente lhe escapou o valioso préstimo que todos estes arbustos têm na vida do camponês. Para além de alimento para os gados, eles servem para lenhas, estrumes e das raízes da urgueira gandarinha (“Erica Australis” na classificação de Lineu) se fazia carvão, a  principal fonte de energia utilizada nas forjas de ferreiros (tantas e tantos) e lareiras de mosteiros e solares senhoriais.

HISTÓRIA

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com assento no menu «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" ( https://tjukanovt.github.io/notable-people) disponível no GOOGLE, para respeito dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com assento no menu «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" ( https://tjukanovt.github.io/notable-people) disponível no GOOGLE, para respeito dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

Na crónica anterior, com o título em epígrafe, deveras encantado com o FONTANÁRIO que, neste ano de 2023,  a Junta da Freguesia das Monteiras, presidida por Américo Silva, implantou no LARGO DA OUVIDA, um equipamento de estrutura e material lítico serranoS, um autêntico B.I. regional que muito beneficia e enriquece aquele  espaço.

HISTÓRIA

As recentes obras de melhoramento levadas a cabo pela Junta de Freguesia das Monteiras, presidida atualmente por Américo Silva, no amplo espaço que circunda a CAPELA DA SENHORA DA OUVIDA, obrigou-me, como cidadão atento, a fazer um registo em vídeo felicitando aquela autarquia, pois, fazer ali um FONTANÁRIO com água vinda de longe e um caudal daqueles, é obra!

HISTÓRIA

A - CRUZEIRO DA RESTAURAÇÃO NO MONTE DA CABEÇA, 1

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com assento no menu «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" (https://tjukanovt.github.io/notable-people) disponível no GOOGLE, para respeito dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA 

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com assento no menu «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" (, https://tjukanovt.github.io/notable-people) disponível no GOOGLE, para respeito dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTORIA

 Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  primeiro historiador, poeta e escritor natural do concelho de CASTRO DAIRE, com assento no menu «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE" (,https://tjukanovt.github.io/notable-people) disponível no GOOGLE, para respeito dos estudiosos e  despeito dos imbecis,  eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS,  natural do concelho de CASTRO DAIRE, com assento no menu «Discovery & Science» de "NOTABLE PEOPLE", disponível no GOOGLE (para respeito dos estudiosos e  despeito dos imbecis),  eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS que, de podão em punho, procura penetrar mato dentro e deixar algumas clareiras abertas na área do conhecimento, prossigo com estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO relativas a LAMELAS.

HISTÓRIA

Assumido lenhador na FLORESTA DAS LETRAS, natural do concelho de CASTRO DAIRE, incluído no menú de "NOTABLE PEOPLE", disponível no GOOGLE,  para respeito dos estudiosos e despeito dos imbecis,, eis-me de podão em punho a penetrar mato dentro e deixar mais algumas clareiras abertas na área do conhecimento relativo a estas PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO, de LAMELAS.

HISTÓRIA

Nunca é demais apelar à juventude estudiosa, nem toda ela de formação «copy/paste»,  que ler e pensar também cansa. E quem produz conhecimento «lendo e pensando» merece preito e respeito pelo seu trabalho intelectual que lega à comunidade académica ou simplesmente curiosa.

Ora, deixando os remotos tempos da «CIVILIZAÇÃO CASTREJA», dos nossos antepassados Celtas, Lusitanos e Romanos, dos quais somos legítimos herdeiros genéticos e culturais, mantendo o TEIXO,  essa árvore de vida longa, que acabei de referir, como elo de ligação entre o PASSADO  e o PRESENTE,  essa  idosa e resistente testemunha do reino da botânica que viu chegar os romanos no século III a.C. que os viu partir no século V vencidos pelos visigodos;  que viu chegar os árabes em 711, comandados por Tarik; que os viu partir em 1492 com a conquista de Granada; que os viu sair do Algarve em 1249, conquistado definitivasmente por D. Afonso III; que viu os povos nativos conquistados pagarem impostos aos povos conquistadores, é tempo de falarmos de uma das preocupações deste monarca. D. Afonso III,  no sentido de saber qual o caminho ou descaminho que levavam os impostos, os foros, a ele devidos. E para isso temos de recorrer às INQUIRIÇÕES DE 1258, mandadas fazer por ele pois elas são ricas a fornecer-nos informações sobre gente rica e pobre.

HISTÓRIA

No capítulo anterior fui buscar aos alforges da LITERATURA a expressão de Camões: «é fraqueza desistir de cousa começada» (in «Os Lusíadas», Canto I, est. 40), expressão válida nesta nossa caminhada sobre o PASSADO e o PRESENTE, acrescida da lição ética que as gerações atuais do «copy/paste» podem aproveitar «dando a César o que é de César».

É que, procurando eu incessantemente garimpar o filão de ouro que é a HISTÓRIA LOCAL, um dos meus interlocutores, com a boa vontade de me ser prestável, apresentou-me um texto impresso em folhas A4, que, nada mais, nada menos, tinha sido escrito por mim. A geração que o copiou, como vai sendo hábito nos nossos estabelecimentos de ensino, básicos e superiores, «esqueceu-se» de referir a «fonte» onde foi saciar a sede de saber. Devem, pois, professores e alunos, corrigir essa forma de investigar e divulgar conhecimento e evitar que os meios de comunicação os divulguem como «plágios», distinto de PELÁGIOS que teráão lugar nestes apontamentos, lá mais para diante.

HISTÓRIA

Este almocreve das letras, que vai deixando a sua pegada nos “trilhos serranos”, transporta nos seus alforges, há muitos anos,  o incentivo de Luís Vaz de Camões, deixado em “Os  Lusíadas” (Canto I, estância 40), a saber:  “é fraqueza desistir de cousa começada”.  Por isso, nesta minha saga de escrever sobre as nossas TERRAS e as NOSSAS GENTES, com gosto em tudo que faço, prossigo,  de mota e “pedibus calcantibus” , nas pesquisas e na divulgação da história de “Lamelas, Pegadas no Tempo  e no Espaço”.

HISTÓRIA - PEGADAS NO TEMPO E NO ESPAÇO

Nascido na aldeia de Cujó, lá cima na serra, entre Almofala e S. Joaninho, menino ainda, correndo montes e vales, a guardar gado, cedo aprendi a distinguir o terreno baldio de uma moita,  uma tapada de uma cerca, um leira de cultivo, de um lameiro e de uma lameira, um terreno destinado somente à agricultura e outro destinado às duas coisas ou somente a pastos e fenos.

HONRARIAS EM PRATA E PEDRA

Todo o historiador, isto é, todo o estudioso que tenha dilatado os seus estudos de HISTÓRIA para além dos conteúdos que dão corpo aos compêndios liceais, ou mesmo os conteúdos administrados em certas Escolas Superiores de Educação, donde saíram muitos professores habilitados a ensinar História nas nossas escolas básicas, sabe bem a forma como, ao longo do tempo, certas honrarias sociais foram obtidas por forma a que os seus detentores se pavoneassem com ares de superioridade perante aqueles que tais honrarias não tinham, nem sonhavam ter.

GENTES DA SERRA

Um senhor transmontano, HERMENEGILDO BORGES, natural de Loivos, foi metido recentemente  no meu rol de amigos mercê das linhas que tecem as «redes sociais».  Ligado a intituições judiciais e com obra publicada sobre a matéria,  entusiasmado com a minha escrita envidou todos os esforços para adquiir o meu livro «JULGAMENTO» editado em 2000. E conseguiu essa façanha pela arte a manha de quem conhece as linhas usadas pelo alfaiate. Logo a seguir sugeriu para eu fazer uma NOVA EDIÇÃO, pois via ali conteúdo de interesse, não só literário, mas também de conhecimento histórico e social. Desiludi-o. Apesar de estar no pleno gozo dos meus direitos de autor, por incumprimento vergonhoso dos deveres contratuais da editora, cujo nome omito intencionalmente, disse-lhe que não  iria investir algo mais que fosse nessa matéria.  E por ali nos ficámos.

Acontece que, dando voltas aos meus arquivos digitalizados encontrei o texto que resolvi partilhar aqui, pois é matéria que deu corpo a esse meu «romance histórico»  publicado e esgotado. Foi e é assim:

RETORNO SAUDOSO 

Prestes a chegar aos meus 84 anos de vida  (v.g. no próximo 10 de junho) quando vejo  ficar, definitivamente, calados, sem voz nem palavra, tantas amigos  que eu ouvia e me ouviam, que me liam e eu lia,  estimava respeitava, sabe-me bem retornar às décadas de 60-70 e, cheio de vigor e vida, entrar no barco que, rasgando as águas do ÍNDICO, tinha ao leme o PROFESSOR ALEXANDRE LOBATO.

TESTAMENTO DE ANDRÉ ASCENSO

Na crónica anterior vimos o demorado e circunstanciado TESTAMENTO DE MARGARIDA RODRIGUES onde se alude a pessoas GRADAS e menos gradas (pobres e viúvas)  do concelho de Castro Verde, nomeadamente Marcos Viseu, cidadão de grande prestígio local sobre o qual já discorri bastante em trabalhos publicados.

Desta vez, volto ao manancial histórico-social e religioso como é todo o TESTAMENTO, instrumento que, como historiador, comparo a um filão de ouro perseguido pelo mineiro, sempre escavar até que ele se esgote, para trazer à luz da digitalização o TESTAMENTO DE ANDRÉ ASCENSO e sua mulher, ambos instituidores de uma CAPELA, onde nem Papa, nem Rei podiam meter o bedelho.E só ler.

Isto tudo, postura esta, graças aos MESTRES que me calharam em sorte na Universidade, por exemplo Joaquim Barradas de Carvalho, professor que foi na Sorbone e na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

TESTAMENTO

Durante a última visita que o meu filho Valter, nascido em Beja, me fez aqui, em Fareja, tivemos a oportunidade de ambos  revisitar e dar arrumo aos arquivos com fichas manuscritas e textos dactilografados relativos à investigação que eu e a minha mulher, Mafalda, sua mãe, levámos a efeito em Castro Verde, com aquela avidez de professores de HISTÓRIA que sentem a necessidade de preencher a lacuna que ali encontrámos, relativamente ao conhecimento da HISTÓRIA LOCAL.

Creio até que fomos o primeiro casal de professores (ela natural de Castro Verde e eu natural de Castro Daire) que ali se dedicou a essa meritória tarefa. 

Mas, injustiça seria deixar de fora o professor Alves da Costa, um filho da terra, licenciado em Filosofia, docente que era no Liceu Camões, em Lisboa, que, antes de nós, já se tinha dado ao cuidado de vasculhar os arquivos locais e, com entusiasmo, partilhar connosco as descobertas feitas (não publicadas) e incentivando-nos a prosseguir a descoberta e a publicar o que fossemos descobrindo.

 O MOINHO HIDRÁULICO

Agricultura. Esse milagre do homem sobre a terra. O fim das grandes caminhadas de antanho em busca de frutos, raízes e outras dádivas da Natureza, ora pródiga, ora avarenta. A fixação à terra. O fim da luta pela subsistência incerta e precária. O aproveitamento de extensos e férteis vales irrigados por rios que cedo ascenderam às páginas da Geografia e da História. A construção de recintos amuralhados nos altos dos montes, onde os habitantes estavam sempre atentos e vigilantes ao inimigo que espreita. O arrotear de várzeas, courelas, rugas fundas, entrecruzadas, a cavar o rosto do mundo.

«COMÉRCIO SERRANO»

As povoações trabalhadoras, quer viventes nos meios urbanos quer nos meios rurais, cedo tomaram consciência, individual e coletiva, de que as FEIRAS eram a melhor oportunidade para venderam os produtos que produziam em excesso e para adquirirem os que lhes faziam falta nos seus místeres. E os nossos primeiros reis, no sentido de desenvolverem o COMÉRCIO e cobrarem impostos, logo se mostraram pródigos a fundá-las, ainda que algumas delas tivessem o estatuto de FEIRAS FRANCAS isentas de impostos.

INQUIRIÇÕES DE 1258 E «MEMÓRIAS PAROQUAIS DE 1758»

 Já não é a primeira vez que no decurso deste meu trabalho tenho recorrido às «pegadas» deixadas em verso por Carlos Mendonça. O herdeiro mais novo do SOLAR DOS MENDONÇAS, onde atualmente funciona o Centro de Interpretação do Montemuro e Paiva, em boa hora adquirido pelo Município. Foi um castrense que emigrado para o Brasil, com visitas intermitentes ao torrão natal, deixou mais informação histórica sobre o concelho do que muitos naturais que, por cá ficando, romperam a sola dos sapatos nos passeios da vila, ou os fundilhos das calças nas cadeiras dos cafés, ou ainda nas cadeiras institucionais do poder político e cultural. Infelizmente. Este cidadão no seu périplo por terras do concelho, depois de ter falado de Alva, diz em QUADRA:  

A QUINTA DE RABAELO NA HISTÓRIA

Em crónicas anteriores verificamos que, não podendo os «ricos-homens» fixar-se no concelho de Castro Daire, João Pereira, alcaide-mor de Guimarães e fidalgo da casa Real, conseguiu a carta de privilégio para sancionar as JUSTIÇAS DA TERRA neste concelho, v.g. os «oficiais da Câmara» que tinham nas mãos a gestão do município. Digamos que era o atual EXECUTIVO MUNICIPAL. Foi a forma enviesada da classe «nobre» interferir no poder local. E até que, de forma direta, isso viesse a acontecer, ainda passaria muito tempo. Não é, propriamente, por acaso, que as «casas brasonadas» dentro dos limites do concelho se remetem para o século XVIII.

DA GESTÃO VILÃ ...À GESTÃO FIDALGA

 Falar sobre Castro Daire medieval, com foral dado por D. Afonso Henriques e renovado por D. Dinis, é falar das medidas que este monarca tomou relativas ao nosso concelho no que concerne aos impostos. Foram medidas que, pelo seu significado e alcance, dificilmente se apagariam da memória das gentes.

D. MANUEL VASCONCELOS PEREIRA

O solar brasonado mais imponente sito na vila de Castro Daire é designado Palacete das Carrancas, nome que lhe advém das carrancas esculpidas que ornamentam as duas bicas da fonte que, outrora, jorraram para o tanque que se encontra no primeiro lanço das escadas que dão acesso à capela privativa do solar que, em pleno século XX, foi doada à Fábrica da Igreja da Matriz e passou a chamar-se Capela de S. José. 

Ainda que este palacete apresente uma comprida frente virada para o «Jardim Público» a sua entrada principal, com o brasão de armas sobre a porta, é na fachada de topo, virada para a rua que, do sítio designado «quatro esquinas» sobe para os Paços do Concelho.  Remonta a sua construção ao século XVIII e o responsável por ela foi um cidadão de Castro Daire que veio a ser Bispo de Lamego, de seu nome Manuel Vasconcelos Pereira.

VALE CUTERRA

Se bem se lembra, leitor amigo, a minha crónica anterior reportou-se ao topónimo VALE CUTERRA, à sua presumível localização medieval e atual, topónimo identificador de propriedades rústicas, leiras e herdades, sem referência a qualquer povoado ou casal residentes.

HERÓIS DA SERRA (5)

Quem sair de Castro Daire em direção a Lamego pela ESTRADA NACIONAL N. 2 (ultimamente tão badalada), depois de passar a chamada Reta do Comprido e deixar, à direita, o Restaurante Parque, uns poucos metros adiante encontra, à esquerda, derivando para Cinfães, a estrada 221. Um pouco mais adiante, à direita deriva a estrada que leva ao Custilhão e, mesmo em frente, do lado direito, na curva que vira à esquerda, encontra-se, ainda de pé, mas já abandonada, a casa que foi do último GUARDA FLORESTAL. Um pouco mais à frente a A24 entronca na EN2.

APRENDER NOS LIVROS E FORA DELES

O título em latim usado nesta crónica fui buscá-lo ao Boletim Informativo que foi fundado em Castro Verde pelo Dr. José Francisco Guerreiro Colaço, boletim onde, enquanto docente que fui naquerla vila,  colaborei, até retornar ao meu concelho de origem: Castro Daire.

A profissão obrigou-me a saber e a ensinar o que era a ROMANIZACÃO em todo o território que constituiu o IMPÉRIO ROMANO. E o professor João Inês Vaz, falecido prematuramente, arqueólogo que foi, ex-governador Civil do distrito de Viseu, meu amigo e camarada no Partido Socialista, deixou na monografia “CASTRO DAIRE”, editada em 1986 pela Câmara Municiplal, matéria bastante sobre as marcas dela existentes no concelho. Em boa verdade, fora as pesquisas feitas por conta própria, a ele devo muito do que sei sobre os artefactos romanos que lhe serviram para dar corpo ao CAPÍTULO  dessa MONOGRAFIA, feita conjuntamente com os Drs. Alberto Correia e Alexandre Alves.

TETE - GERALDO, O DESBRAVADOR

Cheguei à cidade de Tete, em Moçambique, no ano de 1962. Conheci ali o Geraldo. Toda a gente conhecia o Geraldo. Ele era o guarda-fios mais antigo dos CTT e morava  numa palhota, nos arrabaldes da cidade de betão, com a mulher negra e uma ninhada de filhos mulatos. Rondaria os 50 anos de idade e chegara à cidade mais quente de Moçambique, uns trinta anos antes de mim.  Foi para ali desterrado, em plena juventude, com o encargo de montar uma linha telefónica que ligasse aquela cidade à povoação de Chicoa, bem perto do sítio onde, muito mais tarde, veio a construir-se a barragem de Cabarobassa, no rio Zambeze.

NOTABLE PEOPLE

Toda a minha postura pública e cívica veiculada através da escrita e da imagem, sejam as ideias postas nas crónicas soltas da imprensa livre ou aprisionadas em livros e em vídeos, sempre levaram colada a minha preocupação de “não envergonhar os meus pais e família, não desiludir os amigos e honrar os professores e instituições que me formaram”, ciente, embora, de que, ao longo do percurso de vida, não estaria isento de erros, de omissões e até de desagrado para certa gente a quem sempre pedi a sua complacência ou retorqui, de volta, fundamentando as ideias que não eram do seu agrado.

Um desses meus escritos incidiu sobre a série  “WESTERN” que correu no canal FOX-MOVIES em 2018. Textos que inclusos foram no livro “PEGADAS MINHAS”, editado neste ano de 2022.

MURALHAS DO MONTEMURO

No topo da serra do MONTEMURO, no sítio designado por PORTAS DO MONTEMURO, ali, onde a estrada nacional 321 salta do concelho de Castro Daire para o de Cinfães, existem os restos, em ruinas, das antigas muralhas do "crasto" que os os nossos antepassados  ali construiram para habitação e defesa.

O INFERNO NO PENSAMENTO

Falar do inferno, falar do reino do Demónio, dessa figura sinistra, esse ser maléfico patrono de bruxas e de bruxos, pai de todos os males do universo, Lucifer, anjo revoltado contra Deus, é  falar do medo que me foi incutido em menino nas aulas de catequese, idade bem pouco propícia à descodificação de metáforas, alegorias e parábolas.

A minha ingénua alma de criança arrepiava-se, dos pés à cabeça, todas as vezes que me falavam daquela extravagante figura e daquele infernal  “fogo inextinguível”, daquele “fogo eterno”  permanentemente aceso, ali, nas profundezas da Terra, naquele sítio, naquele lugar, onde caíam as almas condenadas e de lá não tinham saída. Sítio de flagelação permanente, diferente era do Purgatório, lugar de transição para o Céu onde os bem-aventurados podiam usufruir o eterno gozo, à mão direita do Criador. 

TETE-CHICOA (1) FORMATADO

Quando decorre a GUERRA NA EUROPA, e os ucranianos dão mostras de serem uns autènticos heróis e patriotas, a baterem-se, com unhas e dentes, em defesa da terra natal,  lembro-me de daqueles nossos «heróis e patriotas» (às vezes mais aventureiros e oportunistas) que também dão corpo à nossa HISTÓRIA.  Já em crónicas anteriores, neste mesmo espaço,  me referi a Chicoa, terras de Tete, aludindo à minha estada lá, na condição de funcionário dos CTT, naquela frigideira de Moçambique.

Foi quando eu tinha 22 anos de idade. Mas hoje, com mais 60 dobrados em cima deles,  retorno lá na companhia de Henrique Galvão, um dos PORTUGUESES esquecidos, melhor direi, somente conhecido por ter assaltado o SANTA MARIA  e ter desviado um AVIÃO, sobrevoado  Lisboa, mostrando não estar de acordo com a política  do Salazar. 

Para o ter por companhia, tenho de botar mão ao «fascículo nº 14» da sua «RONDA DE ÁFRICA», edição do «Jornal de Notícias». Já historiei a vida do «Geraldo, sem Pavor», aquele guarda-fios que foi pioneiro, o primeiro funcionário dos CTT a instalar um telefone na Chicoa, o mesmo que eu iria substituir  muitos anos depois. Isto, certamente para agrado de todos os que, pioneiros, patriotas  e heróis ou aventureiros, por ali gastaram a sola das botas e sentiram a urticária do feijão-macado.   Assim:

A  HISTÓRIA E A VIDA

Morena, olhos grandes, cabelos pretos, muito pretos, lisos e luzidios, tinha a aparência física de uma mulher moura ou de indiana.

Conhecemo-nos numa aula de FILOSOFIA, no “Externato Marques Agostinho”, em Lourenço Marques. Namorámos e casámos. E não foram poucas as pessoas, amigas ou simplesmente conhecidas, que, tomando-me, sem dúvida, por caucasiano, a tomavam a ela, não raras vezes, como originária da Índia.

Não. Não era, mas, com efeito, parecia.

RUINAS NO MONTE DA LAPA

Quem, neste princípio do século XXI, se interroga sobre o passado histórico das aldeias do concelho de Castro Daire, ainda encontra na memória oral dos anciãos as informações que S. Joaninho caprichava na sua produção de «queijos» de leite de cabra e de vaca e de que as aldeias do Vilar e da Carvalhosa se projetavam no concelho e arredores pela qualidade da produção de manteiga de vaca, com sal ou sem ele.

HISTÓRIA EM MOVIMENTO

Vimos já o Dr. Antonio Cardoso Girão bem a ompanhado, social e politicamente. Monárquico assumido e defensor da MONARQUIA quando ela já estava visivelmente no seu estertor, deixei a sua biografria resumida no meu livro “IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA EM CASTRO DAIRE - I”, mas não disse lá que, em 1917, ele,  ou alguém por si, bem tentou chegar a identidade dos seus ascendentes remotos.conforme documentos avulsos insertos no dossiê que engrossa o espólio que me foi doado pela esposa  (segundas núpcias) do senhor Fausto Girão (seu filho), Dona Mariazinha, cujos nomes completos se dirão lá mais para diante.

MONARQUIA EM QUEDA

AS PREOCUPAÇÕES MONÁRQUICAS

Em 14 de Agosto de 1907, como prova clara de que os monárquicos sentiam abalados os alicerces do regime coroado com oito séculos de idade, no sentido de lhe darem mais algum fôlego, também el-rei D. Carlos e sua esposa, rainha D. Amélia, visitaram Castro Daire.

A HISTÓRIA E A CULTURA

3 de setembro de 2015

NAU "HISTÓRIA"

Não. Não é a Nau Catrineta que tem muito que contar. Não ando metido em cruzeiros turísticos a passear, nem, à maneira moderna, a exibir, no Facebook, as farroncas de Fernão Veloso, sempre à frente, nas suas aventuras por novos mundos, costumes e gentes. Lembram-se?

AS COISAS E AS GENTES

De há uns tempos para cá, tenho interrompido o telejornal das 20 horas, levanto-me do sofá, desligo a televisão e dou corda aos chinelos até Farejinhas, passando a ponte do rio Paivó, aquele que nasce no Monte dos Testos (Cervela) arredores da Relva (Monteiras),  desagua no Paiva, este no Douro que vai banhar-se no Atlântico, a caldeira que liga continentes e gentes.

IGREJA MATRIZ DE CASTRO DAIRE

Em perfeita consonância com o PAPA FRANCISCO, que é o desejo de ver uma IGREJA CRISTÃ renovada, mais “APOSTÓLICA E MENOS CLERICAL”, um iluminado escultor castrense, PROFESSOR, de seu nome completo JOSÉ LUIS LOUREIRO, congeminou e fundiu em bronze a IMAGEM de um S. PEDRO remoçado, o jovem pescador, diferente daquele S. PEDRO que os crentes se habituaram a ver nos altares e nos andores em dias de procissão, um ancião, de barbas desgrenhadas e chaves na mão.

A ARTE

Não. Pespegado ali, assim mesmo, na parede frontal da Sacristia da Igreja Matriz de Castro Daire, em postura claramente oratória, não, não é Santo António a «pregar aos peixes». Quem se lembra de tal peça oratória escrita e da metáfora nela desenvolvida, pelo Padre António Vieira? Eu a lembro, aqui e agora, recorrendo à forma mais simples, disponível a toda a gente. O GOOGLE:

TEMERÁRIA É A JUVENTUDE

«Conhece-te a ti mesmo», eis o antigo aforismo grego (cujo autor verdadeiramente se ignora) que tenho seguido ao longo da vida, visando não apenas compreender os meus comportamentos, mas também conhecer os comportamentos dos meus semelhantes, para respaldo inteligente do relacionamento civilizado a que está sujeito todo o ser social e político, condenado, de facto, a viver em sociedade e nela deixar (ou não) a sua pegada humana. E pegada humana é a que se segue, posta em letra redonda, para evitar equívocos. Assim:

HISTÓRIA LOCAL

O investigador, por mim conhecido, que mais trabalho deixou impresso sobre a Diocese de Lamego, foi o Padre Jesuíta Manuel Gonçalves da Costa. Basta lembrar os SEIS VOLUMES (com cerca de 650 páginas cada) que ele nos deixou com o título: «HISTÓRIA DO BISPADO E CIDADE DE LAMEGO».

HISTÓRIA LOCAL

O investigador, por mim conhecido, que mais trabalho deixou impresso sobre a Diocese de Lamego, foi o Padre Jesuíta Manuel Gonçalves da Costa. Basta lembrar os SEIS VOLUMES (com cerca de 650 páginas cada) que ele nos deixou com o título: «HISTÓRIA DO BISPADO E CIDADE DE LAMEGO».

MELHORAMENTOS LOCAIS

Como adenda ao que já publiquei no meu livro “IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA EM CASTRO DAIRE - I”, editado pelo Município, em 2010 (feito “pro bono) e também às crónicas e vídeos que publiquei sobre a FONTE DA LAVANDEIRA, e, bem assim, ao texto que publiquei no meu site «trilhos serranos», em 2016, sobre o MONOGRAMA   - CM” - da FONTE DOS PEIXES, e, ainda, aos “acrescentos” que, neste ano de 2021, achei oportuno fazer sobre tudo o que havia publicado, relativo à localização primitiva da FONTE que viria a ser batizada com esse nome, com certidão de idade datada em 1921 (que abordarei mais abaixo, para os mais desatentos ou descuidados), aqui deixo hoje mais alguns apontamentos, que são o produto das investigações que tenho vindo a fazer sobre a HISTÓRIA LOCAL, ligados, exatamente, ao precioso líquido que parece nem todos avaliarem e salvaguardarem, como demonstra o desmazelo em que está votada a FONTE DA LAVANDEIRA e falta de SINALIZAÇÃO.

Afinal, qual foi o EXECUTIVO MUNICIPAL que lhe deu acesso pelo antigo caminho que levava aos BRAÇOS e a todo o VALE DO PAIVA? Terá, essa FONTE, tão pouca importância a ponto de nem sequer entrarem no «rol» das obras realizadas durante a sua vigência, como se vê no atual folheto de PROPAGANDA POLÍTICA do PARTIDO SOCIALISTA, destinado à «caça de votos» no próximo ato eleitoral? O acesso a essa FONTE  e o RESTAURO do PRELO (1855)  feito em 2014, peça única na parafernália dos equipamentos arqueológicos que restaram por aqui como artefactos ligados à comunicação e CONHECIMENTO?

Por estas lacunas se avalia bem a BITOLA pela qual se guiam as nossas FORÇAS PARTIDÁRIAS LOCAIS, para as quais parecem só ter valor as «estradas, fontanários e valetas», como no princípio do século XX. Lamenta-se, pois que neste século XXI, século do CONHECIMENTO e das novas tecnologias,  elas se ficam pelo utilitário e pelo  ENTRETENIMENTO.  

Recentemente fui interpelado sobre a «HISTÓRIA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA, EM CASTRO DAIRE», nomeadamente sobre a «HISTÓRIA DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA», que, no pensar do meu amigo interpelante, tinha precedido a GNR. Eu respondi que não tinha feito um estudo sistematizado sobre essas FORÇAS, mas adiantei que, ao contrário do que ele pensava, na HISTÓRIA DAS FORÇAS DE SEGURANÇA LOCAL a GUARDA REPUBLICANA veio antes da POLÍCIA, pois assim me diziam os jornais locais, no tempo da PRIMEIRA REPÚBLICA,  que eu tinha consultado a preceito e cujas  anotações mantive nos meus ARQUIVOS.  Como me pareceu duvidar das minhas palavras, aqui deixo, preto no branco, o resultado da minha investigação.

Omito as «fontes» (referindo apenas o título e o ano) por saber que anda por cá muito investigador do «copy/paste» e, valendo-se, sem escrúpulos,  do trabalho alheio, o chamam a si, como se fossem eles a «queimar as pestanas» e a «respirar o pó dos arquivos». Assim:  

A minha investigação sobre a HISTÓRIA LOCAL conduziu-me, um dia, ao jornal «Echos do Paiva» (nº  119 de 18 de Novembro de 1917) e por ele fiquei a saber o que transcrevo a seguir, assim:

ALEGORIAS BÍBLICAS OCULTAS CERCA DE 240 ANOS NA IGREJA MATRIZ DE CASTRO DAIRE

 Na capela-mor da Igreja Matriz de Castro Daire, por razões de obras de restauro e conservação do cadeiral do coro baixo, de talha barroca, foram postos a descoberto, no ano de 2017, os dois painéis de azulejos de «padrão pombalino» que aqui se mostram e historiam.

DO ARADO DE PAU À CHARRUA

Quem tiver paciência e se der ao cuidado e ao trabalho de montar um cavalo, um burro ou outra besta semelhante (excluem-se os cavalos que se escondem sob o capô dos potentes automóveis de combustão e aconselha-se a bicicleta com os convenientes e inconvenientes inerentes e decorrentes) e se decidir percorrer os morosos caminhos, as tortuosas veredas e os íngremes trilhos que levam aos distantes TEMPOS NEOLÍTICOS, cerca de 9 mil anos a.C. tomará o bom caminho do conhecimento.

O PREÇO HISTÓRIA

PUBLICADO NO FACEBOOK 

EM 08 DE MARÇO DE 2020


A história não esconde a verdade, nem a glória da minha identidade.  E já que nascido fui para alumiar os salões onde se dança, come e reza em abundância, deram-me o nome de LUSTRE. E LUSTRE que se preza, com luzes de mil matizes, nunca esquece que alumiou os salões de gente ilustre, salões sem medida, refeições de perus, veados, faisões e perdizes, mesa farta, toalha branca, rendada, louça de marca e luzente talher de prata.

 CASTRO DAIRE - COMÉRCIO TRADICIONAL

Refiro-me  às lojas sitas na vila de Castro Daire que vêm dos tempos idos e cujos comerciantes, autênticos heróis que, teste tempo de globalização, resistem à lógica comercial das «grandes superfícies» e continuam a manter com os seus clientes uma relação de afeto e de atendimento personalizado. 

SETEMBRISMO

Tempos conturbados esses, nos meados do século XIX, em que se confrontavam ideias políticas novas com ideias velhas ou ideias mais radicais do que outras e, de permeio, os bandidos e salteadores, descontentes e desertores a darem o seu contributo à desordem pública e ao medo. Todas as revoluções no mundo põem frente a frente ideais diferentes e, na oportunidade, os oportunistas, sem ideias nem valores, ou se tornam seguidistas das partes em confronto, ou então, aproveitando a confusão de indecisão e medos, bandidos e desertores, fugidos, perseguidos e presos.

Foi o caso da Revolução Liberal de 1820, entre LIBERAIS E ABSOLUTISTAS e as que lhe são subsequentes, entre liberais, uns mais do que outros. Refiro-me, aqui, ao SETEMBRISMO, que bem me faz lembrar a «guerra» ideológica e verbal travada nesta campanha eleitoral para o cargo de Presidente da República, onde não faltou sequer a defesa da «pena de morte». E eu, como todos os Portugueses em «CONFINAMENTO», dou por mim a meter o nariz no ficheiro há muito esquecido, tempo em que a pena de morte fazia parte da nossa JUSTIÇA, com veremsos mais adiante. 

TABACO = ERVA-SANTA

No meu livro «Julgamento», editado em 2000, «romance histórico» no qual entrelaço a história documentada com a ficção, fazendo uso de um livro onde eram registadas as «entradas» e «saídas» dos presos na Cadeia Comarcã de Castro Daire, deixei escrito o seguinte:

«NO MINÉRIO TRABALHAVA, TRABALHAVA, TODOS GANHAVAM, SÓ EU NÃO GANHAVA NADA»

O COMENTÁRIO feito ontem pelo conterrâneo SALVADOR relativo ao meu “post” com o título “ESGOTOU-SE O FILÃO”, referindo os últimos volframistas de Cujó que lá pelo ESPINHACELO esgravatavam a vida, nomeadamente o tio LAUREANO, o tio JOÃO CAMELITO, o tio ARTUR e os MADALENAS”, comentário a que eu respondi dizendo que também me lembrava deles, acrescentando que “no meu juízo, eram pessoas humildes, mas sérias”, faz-me voltar a eles por deles reter traços comportamentais dignos de nota, para a gente nova. Assim:

HOMEGAGEM AOS MESTRES DO MALHO E BIGORNA

 Nas CINCO crónicas que escrevi e publiquei, NESTE SITE, sobre a ARTE FORJADA, em “HOMENAGEM AOS MESTRES DA FORJA, DO MALHO E DA BIGORNA”, arte que ainda resta nas janelas e varandas do casario que se estende ao longo da ESTRADA NACIONAL Nº 2, no troço urbano da nossa vila, pode ler-se numa delas:

 “SETE PÃES”

Apesar de estar avisado pelo PROFESSOR DOUTOR Moisés Espírito Santo (sociólogo, etnógrafo e etnólogo) através do alerta por ele deixado no  “Ensaio Sobre a Toponímia Antiga”, colado ao seu livro “Origens Orientais da Religião Popular Portuguesa”, editado em 1988, onde diz que “para a compreensão dos nomes exigem-se conhecimentos e métodos minuciosos ligados ao trabalho de terreno e sobretudo a atenção para valores que escapam a outros profissionais. Descobrir a significação desses nomes é penetrar na lógica do “batismo dos sítios”: quais o sítios e quem lhes atribuiu o nome; a funcionalidade desses nomes; a relação dialética entre os nomes, os sítios e as pessoas que neles moram; o critério da atribuição de um nome e não de outro, as resistências à evolução ou ao desaparecimento dos nomes antigos, etc” (pp 255/256), defensor que sou da preservação dos TOPÓNIMOS pela substância histórica que transportam, atrevo-me a pisar o trilho que me leva à “QUINTA SETE PÃES”, sita ali, entre os Braços e Vale de Matos.

GENTE DA TERRA

Na minha crónica anterior relativa aos meus ascendentes remotos e próximos por parte da minha mãe - OS BERNARDOS - veio a talhe de foice falar do tio FORTUNATO DOS SANTOS, um vizinho meu, e, de caminho, aludi às aventuras que ele me contava enquanto soldado incorporado nas tropas portuguesas que participaram na PRIMEIRA GRANDE GUERRA.

BERNARDOS

As recentes crónicas que publiquei sobre as ruínas das moradias, em Cujó, que foram dos meus pais, nas quais me criei, proporcionaram-me lançar um olhar arqueológico sobre elas, no seu conjunto e cada uma de per si, mais sobre as paredes meeiras entre os vizinhos e o capeado saliente nalguns alçados, em forma de “V” invertido, visando a proteger das águas a moradia ou palheiro situado a nível inferior.

HISTÓRIA 

Quem rodar na estrada 321 que liga Castro Daire a Cinfães e vice-versa, nas proximidades de Picão e da Carvalhosa, mais ou menos a meio desse troço, encontra os sinais de trânsito a apontar para o Rossão e a Gralheira. E seguindo essa estrada, irá encontrar as razões desta crónica.

PRIMEIRA: já em zona planáltica verá, à sua esquerda, um morouço de penedos coroado por uma AZEVINHO que fica mesmo em frente da estrada que, à direita, dá acesso ao “Parque Eólico Arada-Montemuro.

SEGUNDA: a cerca de 800 metros mais adiante encontrará a CAPELA DA CRUZ DO ROSSÃO que se levanta no cruzamento de estradas que levam ao Rossão, Carvalhosa e Gralheira.

 TERCEIRA: seguindo a estrada da Gralheira, cerca de 300 metros depois da Capela, deriva, à esquerda, um caminho carreteiro que leva às tapadas e lameiros existentes na vertente nascente da serra. No topo do primeiro outeiro, junto ao muro que separa a tapada do velho caminho, atualmente entupido de mato, por falta de uso, estão duas CAMPAS ANTOPOMÓRFICAS. Vamos por partes.

QUIJÓ>CUJÓ

Graças ao alerta chegado por parte de um amigo de Cujó, Agostinho Teixeira, em cujo equipamento pessoal não lia o texto integral, que aqui tinha publicado antes, corri a metê-lo agora no presente formato, por forma a corrigir o eventual erro ocorrido no decurso da cópia que fiz do velho site «trilhos serranos.com» para o novo site «trilhos serranos.pt».

Lembrava eu o que escrevi no meu livro «Cujó, Uma Terra de Riba-Paiva», editado1993 e o estudo que vim a fazer posteriormente sobre o topónimo da minha terra natal,  com a ajuda de um LATINISTA, especialista na GRAMÁTICA e na LINGUÍSTICA, tal qual se segue:

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