domingo, 29 julho 2018 10:13
Escrito por
Abílio Pereira de Carvalho
CASTANHEIROS CENTENÁRIOS
MONUMENTOS NATURAIS - OS CASTANHEIROS CENTENÁRIOS
Andei, recentemente, por terras de BUSTELO, freguesia de Almofala, concelho de Castro Daire. Deixei em vídeo registos desse meu passeio, mas passei para este meu espaço o caso impressionante do meu cicerone, JOSÉ CARVALHO, natural da aldeia, se postar sob um desses castanheiros, como se estivesse dentro de uma igreja. Ora vejam:
Sempre que filmo e me refiro a estes centenários prodígios da Natureza, os comparo a um TEMPLO. Fi-lo, há anos, em Fareja, em Baltar, e fi-lo, este ano, em Bustelo. E aqui, no Chão da Maia, onde me levou o senhor José Carvalho, natural da aldeia, confirmei que essa minha afirmação está para lá do meu SENTIMENTO. É só reparar na postura deste meu cicerone, na parte final do registo. De de forma instintiva e natural (tal qual aqui deixo nas fotografias) ele, de chapéu na mão, passeia o olhar pela copa do CASTANHEIRO, com Oo silêncio e atenção, como se estivesse a observar as pinturas da Capela Sistina.
Publicado em
Crónicas
Abílio Pereira de Carvalho
Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.