OFERTA DE LIVROS
Saídos que foram do prelo os meus livros “RODA ENJEITADA” e “PEGADAS MINHAS”, os quais incluem conteúdos relativos aos concelhos de CASTRO VERDE e de CASTRO DAIRE, (TERRAS E GENTES) afigurou-se-me ser de elementar justiça e natural obrigação oferecer esses dois TÍTULOS às BIBLIOTECAS MUNICIPAIS de cada um destes CONCELHOS.
NO PRIMEIRO CASO, residindo eu a 500 quilómetros de distância, socorri-me da disponibilidade e prontidão do meu AMIGO, Dr. José Francisco Colaço Guerreiro, incansável investigador e divulgador, por diversos meios, da CULTURA ALENTEJANA, entre os quais o seu programa “PATRIMÓNIO” que, há anos, rasga os ares nacionais a partir dos microfones da RÁDIO CASTRENSE.
Ciente desse meu ensejo, esse meu AMIGO cumpriu pessoalmente a tarefa da ENTREGA dos livros que lhe foram remetidos pelo CORREIO, atitude a que os responsáveis da BIBLIOTECA se mostraram muito RECONHECIDOS, dizendo-lhe, em pessoa, que far-me-iam chegar, por CARTA, o devido AGRADECIMENTO.
E assim foi.
Assinada por José Eduardo Biscainho, com data 07/06/2022, recebi a carta cujo “fac símile” se anexa, relevando a cordialidade e o valor dado à OFERTA, uma forma burocrática e transparente de registar a PROVENIÊNCIA de mais dois TÍTULOS que passaram a incluir o recheio daquela BIBLIOTECA.
NO SEGUNDO CASO, pelo facto de residir no concelho, no dia 15 de junho de 2022, dirigi-me pessoalmente ao balcão da BIBLIOTECA MUNICIPAL e ali fiz entrega dos dois TÍTULOS referidos com a dedicatória “OFERTA DO AO AUTOR”, sugerindo, de seguida que, para efeitos de arquivo doméstico, me fosse comunicada a ENTREGA feita.
A funcionária rececionista, uma ex-aluna minha, face à elementar rotina burocrática, remeteu-a para a Senhora Dona BIBLIOTECÁRIA com o inciso, da minha parte, de que eu mais não pretendia do que ter um DOCUMENTO comprovativo da ENTREGA, destinado ao meu ARQUIVO DOMÉSTICO.
Cumpridas as formalidades necessárias e ultrapassadas tais reticências, fornecido que lhe foi o meu endereço eletrónico, hoje, dia 20 do corrente mês, recebi o e-mail, cuja cópia aqui se anexa, assinado por «Idália» que presumo ser o nome da senhora Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castro Daire.
Aqui deixo, assim, os AGRADECIMENTOS e os CONTEÚDOS assinados pelos responsáveis das duas BIBLIOTECAS às quais, sem me ter sido solicitado, fiz a OFERTA destes dois meus livros., com muito gosto.