quarta, 04 setembro 2013 12:20
Escrito por
Abílio Pereira de Carvalho
MULHERES DO MONTEMURO
A BELEZA DELAS
No tempo em que eu já explorava as «potencialidades» da Internet e não as muitas «banalidades» que se vão vendo por aí, agora, no Facebook, escrevi o texto que se segue no meu site «www-trilhos-serranos.com» (há quantos anos, senhores?) de onde o transcrevo, agora, para este meu novo site, com o mesmo título e ilustração. Assim, tal qual:
«Voando na máquina do tempo, conduzida por Frei Bernardo de Brito, «cronista geral e religioso da Ordem de S. Bernardo, Professo no Real Mosteiro de Alcobaça» aterro com ele no topo da Serra do Montemuro, no ano de 1597. Piloto encartado, habituado a navegar sobre o passado e a imprimir para o futuro as marcas do presente vivido, eis o que ele nos diz:
A foto que ilustra este texto, retiradas, com a devida vénia, da net «capuchinhas.blogspot.com», é bem a prova de que a beleza da mulher montemurana de antanho, vestida que foi de burel, mais tarde de chita, e posteriormente de cetim, outros tecidos da moda e, novamente, de burel trabalhado nas «Capuchinhas», não fica nada a dever à das outras mulheres portuguesas, habitem elas no Gerês, Besteiros, Estrela, Lisboa ou Porto, seja emigrada em Paris, Londres ou Rio de Janeiro.
Publicado em
História
Abílio Pereira de Carvalho
Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.