Vinda de uma mesa próxima chegou até mim o comentário de um antigo soldado que andou lá por Angola aos tiros, assim o revelou durante a conversa.
Dizia que aquela série da GUERRA produzida por Joaquim Furtado é tudo aldrabice. Tudo inventado por ele. Só as entrevistas é que têm algo de verdade.
Vejam só, dizia ele, aqueles filmes é tudo invenção. Ele nunca viu tal na guerra em que andou e se alguém se atrevesse a filmar, seria logo abatido. Isto só para quem não andou lá a varrer capim, com a "costureirinha". Sim, varrer capim, pois era o que fazíamos nas embuscadas feitas pelos "turras". Nós não víamos ninguém, eles eram mais finos que nós. Então virávamos para lá as armas e varríamos o capim. Uma aldrabice. Tudo inventado por ele.
Olhei e fiquei com a impressão de que ele falava para eu o ouvir. Não lhe dei o prazer de contestar a sua visão dos acontecimentos, mas fiquei ciente de que aquele cidadão era um daqueles portugueses para quem da GUERRA, as suas causas e consequências se limitavam ao que ele viu e ao exercício do <<esquerdo, direito, direito, esquerdo, em frente marche>> e fogo.
NOTA: Este texto foi publicado no Facebook no dia 01/05/2013. Veio hoje ao capítulo das MEMÓRIAS.