Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas PATRIMÓNIO NATURAL
quinta, 02 fevereiro 2017 21:11

PATRIMÓNIO NATURAL

Escrito por 

CASTANHEIROS CENTENÁRIOS

É sabido o papel que, na imprensa, nos livros e em vídeo, tenho assumido na defesa do nosso património histórico, cultural, material e imaterial, a par do património NATURAL. Basta ler, ver e ouvir.A foto que ilustra este "post" é de um castanheiro centenário, em fins de vida, um MONUMENTO NATURAL que, a par de mais dois, cujos vídeos alojei no Youtube no ano de 2013, bem podiam ser preservados, por mais alguns anos, se assim o quisessem os nossos autarcas responsáveis pelo PELOURO DA CULTURA, num tempo que tanto se fala do turismo histórico-cultural e pouco se faz para atrair os TURISTAS ao concelho, nomeadamente os amantes de NATUREZA, cada vez em maior número.

Dois desses MONUMENTOS são de fácil acesso. Para preservá-los e dá-los a conhecer ao MUNDO PEDESTRE, é só saber quem são seus os proprietários e com a ajuda de técnicos competentes, fazer-lhes a poda das pernadas que, à força dos ventos, lhes darão a morte, como deram à CARVALHA DO PRESÉPIO (no Mosteiro) que foi um "ex-libris" do concelho até 1987, ano que veio abaixo à força de um vendaval. Escrevi o seu elogio fúnebre no Boletim Municipal de Castro Daire.

O outro, este mesmo da fotografia, está rodeado de silvas e elas deixaram-me num dedo a sua marca de sentinelas, guardadoras do templo. Ele fica bem perto do ECOCENTRO, arredores de Vila Pouca, lugar também acessível a todo o curioso e estudioso que queira vê-lo e com ele remontar aos princípios da nossa nacionalidade, se tivermos como verdadeira expressão popular que os botânicos universitários não contrariam: «300 anos a crescer, 300 anos no seu ser e 300 anos a morrer».

Veja os vídeos:

PRIMEIRO -  https://youtu.be/bRJsTKfMPZI

SEGUNDO -  https://youtu.be/CWlSknO9xXM

TERCEIRO -  https://youtu.be/p7HrREj1ewA

QUARTO -  https://youtu.be/p2DmoaLNxrU

Agora digam cá os meus amigos (aqueles que não se ficam pelo comodista e simpático "GOSTO", "MUITO BONITO", "PARABÉNS") se deram por mal empregado o tempo que gastaram a ver e ouvir os vídeos e se os CASTANHEIROS não merecem umas PALAVRINHAS da vossa parte em DEFESA DESTE PATRIMÓNIO que, uma vez ido, já mais volta.

Da minha parte tenho feito o que posso e continuarei a fazer até que a voz me doa. Direi melhor: fá-lo-ei mesmo que, como o lobo ibérico solitário, continue a uivar sozinho, ao VENTO e à LUA, aqui pelas bandas do Montemuro.

Castanheiro-Fareja

Abílio/janeiro/2016

 





Ler 1438 vezes
Mais nesta categoria: « BUROCRACIA, 2 LUCY »
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.