Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas Benedito Espinosa
sexta, 15 dezembro 2023 17:37

Benedito Espinosa

Escrito por 

Abílio Pereira de Carvalho (FACEBOOK)



18 de setembro de 2013  · Conteúdo partilhado com: Os teus amigos

GENTE GRANDE

Não ouvi, mas disseram-me haver gravação audio, que a candidata da CDU à presidência da Câmara de Castro Daire, ISABEL SOUTO, professora, lamentou que duas figuras importantes, NADAS, em Castro Daire, designadamente o Jesuíta SEBASTIÃO VIEIRA e o judeu ISAAC ABOAB DA FONSECA, tenham sido esquecidas pela gente terra onde nasceram.

Ora, como tenho dado provas públicas de valorizar todos aqueles que, para além da tratarem da "sua vidinha", fizeram algo em prol desta terra, em pensamentos e obras, bem gostaria que esta informada candidata esclarecesse os eleitores (eu sou um deles) das OBRAS E PENSAMENTOS deixados por essas tão venerandas figuras em favor de Castro Daire. Em meu juízo, ser figura importante de Castro Daire só porque as suas mães nesta terra os pariram, não basta.

E já agora, sobre o Jesuíta Sebastião Vieira, conheço algo do que ele fez em Castro Daire, para lá do nascimento. Estabeleceu um "Vinculo" na capela de S. Sebastião, em benefício da sua alma. Publiquei um livro sobre isso.

Sobre Isaac Aboab da Fonseca, cujos traços biográficos não ignoro, nada fez em Castro Daire e por Castro Daire. E sei que se o filósofo Benedito Espinosa fosse vivo, não teria dele a opinião que tem Isabel do Souto.


Fiz este registo porque o tempo da bocas caladas e das excomunhões já lá vai, mesmo que esse tempo permaneça alojado, se calhar cristalizado, em mentes julgadas progressistas e solidárias











Ler 137 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.