Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas UMA TRAJETÓRIA DE VIDA
sexta, 15 setembro 2023 14:25

UMA TRAJETÓRIA DE VIDA

Escrito por 

AMIZADES

Recebi, via eletrónica, a  foto Nº 1 que ilustra este apontamento. Um senhor adulto, senhor do seu nariz,  olhar frontal e um menino a rondar os 15 ou 16 anos de idade, olhar de frente, AMBOS confiantes, afrontando o futuro. Ambos ao lado de uma pilha de tijolos, um símbolo claro da construção do devir na vida, assente em bases sólidas. Uma Cerâmica assente no concelho de Figueiró dos Vinhos.

OPedro.-15 anos senhor adulto é José Lopes do Rego e o o menino, então  empregado no escritório da CERÂMICA que produzia os tijolos e as telhas que vendia nas redondezas, o meu amigo Pedro Antunes, um colega que conheci em Moçambique, no Externato Marques Agostinho, ali ambos  agarrados aos livros, esses sim, os «tijolos» que construíram o nosso futuro.

Após o LICEU seguimos rumos diferentes. Ele optou pelo DIREITO. Veio para Coimbra formou-se nessa  área do CONHECIMENTO, seguiu a carreira da Magistratura e jubilou-se na categoria de MERITÍSSIMO JUIZ DESEMBARGADOR. Um amigo de longa data.

Eu, formei-me em HISTÓRIA, segui a carreira DOCENTE e, conjugando o ensino com a investigação, acabei por publicar alguns  livros sobre a MATÉRIA INVESTIGADA e, por via disso, subi ao pódio do «Discovery & Science» de NOTÁBLE PEOPLE, (disponível no Google),  para honra dos amigos,  dos professores e das instituições que me formaram.

Retornados de MOÇAMBIQUE, ele a correr os Tribunais do País, a fazer pela vida e a subir na carreira profissional que escolheu e eu a fazer o mesmo, nunca perdemos o contato, graças às nossas esposas que também amigas eram. A minha faleceu. A dele ainda vive.

É em nome dessa amizade DURADOURA que faço este APONTAMENTO. Talvez ele valha algo para os nossos filhos, netos e gerações futuras, em geral, cientes de que as AMIZADES não têm preço, nem distâncias.

Pedro AntunesJuiz Desembargador - CópiaResta dizer que, nesse rol de amizades entra  a Drª Lucília Rego, minha distinta colega e amiga, filha do senhor José Lopes do Rego, viúva do Dr. Arménio de Vasconcelos (outro comum amigo) que, procedendo à arrumação dos seus arquivos, encontrou a foto do Pedro, ainda menino, ao lado do seu pai, e apressou-se a enviar-lha pelo correio eletrónico, segura de partilhar com ele a marca de um tempo e de uma idade. E ele partilhou-a comigo, certo também de que eu não ficaria indiferente a todos estes ELOS AFECTIVOS que fazem de nós SERES HUMANOS, SERES DE MEMÓRIAS com trajetória de vida.

 

Ler 595 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.