Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas MESA DE CENTRO (2)
segunda, 12 junho 2023 12:04

MESA DE CENTRO (2)

Escrito por 

 

HISTÓRIA

Já fiz extensa crónica sobre a MESA DE CENTRO (de marmorite) com elementos escultóricos decorativos chineses, quer na base, quer na coluna, quer no tampo. Interroguei-me sobre o número de figuras em relevo patentes no seu todo, nomeadamente, três dragões  (na base), três elefantes (no meio da coluna)  e três beldades femininas (na parte cimeira)  que sustentam o tampo. Ao todo, somam  NOVE, número tão usado na CULTURA OCIDENTAL, patente que está nas NOVENAS CRISTÃS e ritos afins. Falei nas nove BADALADAS DAS TRINDADES (3+3+3=9), falei nos NOVE responsos a que aludem alguns testamentos, falei nos “TRÊS VINTÉNS”, tesouro que a donzela devia levar ao altar no dia do casamento e aludi ao facto de, perdidos que fossem os TRÊS VINTÉNS, daí a NOVE MESES, se a natureza seguisse o seu curso normal, teríamos nova vida. Concluindo que o número NOVE está, seguramente ligado à vida, à fertilidade e, consequentemente, arrimo e amparo de crentes e supersticiosos.

 

mesa pé-2E, sem excluir a hipótese de se tratar de uma determinante cultural oriental, interroguei-me da razão de ser deste número, admitindo, desde logo, haver ali uma mãozinha missionária ocidental. E a cronologia da história, que deixou Marco Polo lá muito para trás, diz-nos que na China, “em 1773 o Papa suprimiu os jesuítas; em 1784, Chien Lung suprimiu os católicos. Foram  presos muitos padres europeus, alguns dos quais sofreram  martírio e outros morreram numa prisão chinesa” (…) em 1805 os padres católicos, que tinham regressado secretamente, foram expulsos, presos ou enforcados. Em 1807 chegou Roberto Morrison, o primeiro missionário protestante, enviado pela Sociedade Missionária de Londres. Sendo impedido de fazer a sua obra de evangelização, dedicou os seus talentos extraordinários ao estudo do chinês;  pelo sue grande dicionário e pela sua tradução da Bíblia abriu verdadeiramente, o caminho aos seus sucessores” (SOOTHILL, W.E. “Pequena História da China”, Inquérito, 1942, pp. 66-67).

malga agrafada-1Absorvido este conhecimento,  que não é propriamente “noves fora nada”, eu  poderia dar por terminadas as reflexões suscitadas por esta MESA DE CENTRO, só que, nesta minha vida de professor-investigador aposentado, tendo presente o ditado popular “quem tem vagar faz colheres”, frase lapidada em homenagem  à gente camponesa que, trabalhando noite e dia para se poder sustentar e cumprir com o pagamento dos foros estipulados nas escrituras de “emprazamento”, só no tempo das chuvas e das neves tinha “vagar” para fazer as escudelas (colheres) de madeira que, da malga de barro tosco, às vezes cosida em pedaços,  lhes levava o caldo à boca, digamos a sopa de couve galega, um feijão que, qual submarino furtivo se escapava à colher, metida naquele mar de água fervida onde, à superfície, sobrenadavam, também furtivos, dois olhinhos de azeite ou gordura de unto, preservado nas salgadeiras após a matança do porco. Uma malga que nada tem a ver com a conhecida e tão desejada porcelana chinesa exposta em museus ou à venda  em antiquários. 

Podia ter-me ficado por aí, dizia eu. Mas não fiquei. E cá estou eu de olhos  postos nas figuras que ali estão e me dizem muito da HISTÓRIA do mundo e da CHINA, país que está conquistando o globo por tratos comerciais e não por força das armas, num tempo em que os canhões se fazem ouvir ali bem perto das suas fronteiras. Estamos em 2023.

Lembro que, na crónica anterior falei de Marco Polo e da Rota da Seda, também hoje muito falda. . E lembro também, agora mesmo,  que, em 2003, publiquei extensa crónica ilustrada  sobre a chegada dos primeiros chineses a Castro Daire, quatrocentos anos depois do PRIMEIRO CONTRATO COMERCIAL ter sido feito entre PORTUGUESES E CHINESES. Assim:

Quatrocentos anos após os português Leonel de Sousa ter firmado com os chineses o primeiro tratado comercial visando a fixação de gente lusa na península do Kwangtung, a troco de 10% dos direitos comerciais, eis que a História dá a volta. Neste princípio do século XXI, os chineses descobrem a Europa, Portugal inteiro e, em fins de Julho de 2003, chegam também a Portugal. Estabelecidos na vila, chegaram 450 depois dos portugueses terem feito pela vida lá pelas terras do Oriente, incluindo as costas da China”. (Crónica on line in TRILHOS SERRANOS)

frutos duas mãosmãos-frutouva

 

E dito tudo isto, o que falta dizer sobre tão fascinante MESA DE CENTRO?

mesa tampoBem, direi que, adquirida e recuperada que foi, ela passou a fazer parte da LEGÍTIMA material que deixo aos meus filhos, mesmo que eles venham a desfazer-se  dela, na primeira curva do caminho. E sendo ela um QUINHÃO DA LEGÍTIMA MATERIAL que lhes lego, eu quero somar-lhe algo IMATERIAL que resulta de leituras e estudos que, sendo-me familiares por força da profissão que escolhi - PROFESSOR DE HISTÓRIA - a eles pode escapar, legitimamente, por força da profissão que escolheram.

mesa-senhorasE o caso é que, fazendo uma minuciosa leitura hermenêutica das figuras que dão corpo à MESA, conhecida que seja a HISTÓRIA DA CHINA, as convulsões porque passou aquele vasto “império” ao longo do tempo, “nascimento” e “morte”  de “dinastias” sucedânias, não só se explica que nela esteja patente o NÚMERO NOVE, como também identificada a DINASTIA a que pertenceram os elementos ali representados.  Como assim?

Direi que, com a chegada da REPÚBLICA, chegava ao fim a DINASTIA QING  (1644-1912) e com ela o fim do “corucho”, o “carrapito”,  o “ rabicho manchu”, usado durante séculos. Com efeito, a partir de 1911, desapareceram da China “as compridas tranças de milhões de cabeças”. Com a República “passou a ser moda o vestuário estrangeiro de todas as espécies”. (SOOTHILL, W.E. “Pequena História da China”, Inquérito, 1942, p.p, 79)

mesa criadoRetornando assim à estrutura da MESA, v.g. TRÊS dragões na base; TRÊS elefantes ao meio; e TRÊS figuras  femininas na parte superior, postas em posição de sustentarem o TAMPO redondo, bem podemos dizer que os elementos moldados em relevo, nesse TAMPO, seja, um coche puxado por um cavalo, um homem atrás, duas senhoras dentro dele, um cocheiro, todos eles com o cabelo repuxado a compor o “rabicho manchu”, mais não vemos do que o quotidiano “fidalgo” chinês, nos tempos da DINASTIA QING

Esta MESA é um documento histórico, um repositório de vasta informação ligada à política, à religião e ao valor simbólico dos animais mitológicos, das flores, frutos e árvores nativas. E sendo bem identificadas as UVAS (que nos remetem para a lenda ligada à origem do vinho) as três “cariátides” (chamemos assim às figuras femininas, à semelhança das gregas) sustentando o TAMPO, também seguram, nas suas delicadas mãos, frutos e flores que bem podem ser de   LÓTUS   e MAGNÓLIA.  A primeira ficou sobejamente “famosa como um símbolo  budista de pureza espiritual”  e a segunda “símbolo de beleza”, que   bem presente está nessas figuras femininas, seja na postura e contornos do corpo, seja na vaporosa vestimenta que usam, seja nos cuidados postos nos penteados e adereços afins. Enfim, uma MESA DE CENTRO que virou livro aberto.

 

Ler 249 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.