Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas NOTABLE PEOPLE
quarta, 03 agosto 2022 12:42

NOTABLE PEOPLE

Escrito por 

QUANDO OS «NÚMEROS» SÃO GENTE

Em 2015 publiquei no meu mural do FACEBOOK um texto sobre o ARINCU, O VAGA-LUME, O PIRILAMPO (três nomes para o mesmo inseto) que transpus depois para os meus TRILHOS SERRANOS, e, em texto recente, trouxe novamente a lume.

 

PRIMEIRA PARTE

p1-pirilanpo-1Discorri, então, sobre esse inseto luminoso que, rasgando a manta negra da noite, fosse agarrado a uma parede, fosse voando, ocupava, na minha mente infantil, o lugar de algo  “misterioso”, mil pontos de interrogações, sei lá, talvez, almas penadas perdidas pelo mundo, voando,  à espera de padre-nossos e ave-marias, como se dizia entre a gente crente. Assim disse nesse texto, recentemente repescado para esta página, pelas razões agora apontadas. Reportando-me ao texto de 2015, disse o seguinte:

“Pequeno ainda, sem leituras esclarecedoras, concluí que, naquele pequeno gesto de abrir e fechar as asas, havia alguma inteligência ou um claro instinto de defesa. A partir dessa conclusão infantil, sem explicação de cientistas e/ou especialistas na matéria, passei a admirar os ANINCÚS. Atitude diferente tenho , agora, para com certas pessoas que, ignorando, seguramente, a existência e o comportamento do SER e ESTAR desses insetos, procuram imitá-los e, nestes começos do século XXI, tempo de luz elétrica e de conhecimentos, abrem as asas, batem as asas, fecham as asas, fazem um estardalhaço dos diabos, e procuram brilhar, por instantes, no ESCURO que nos envolve. Mas há quem se encante com tais fogachos e faça eco do seu deslumbramento no Facebook. É por isso que o FACEBOOK É UMA LIÇÃO. (Abílio/julho/2015)”

Donde resulta sublinhado o apreço que eu tinha por esses “brilhantes bichinhos” e o “deslustre” pelas pessoas que, agora,  procuravam “luzir” na noite escura, nestes tempos do século XXI, onde não há lugarejo, rua e quelho, novo e velho,  de aldeia, sem um poste de iluminação elétrica.

1-globo2-notableRetomei o assunto, tão só porque o meu amigo CARLOS VICENTE, sempre atento navegante no “mare magnum” da Internet, surfando de onda em onda, me fez chegar a retumbante notícia (?) de o meu nome figurar num LOTE de pessoas (biliões e milhões delas) retirado de “bancos de dados” informáticos, trabalho que veio a público com o título “NOTABLE PEOPLE”.

Fê-lo remetendo para o link onde recolheu a informação (  https://tjukanovt.github.io/notable-people ), vangloriando-se, logo a seguir, como AMIGO que é (sem esquecer os demais que manifestaram igual regozijo), de ver o meu nome entre os MILHARES que preenchem o GLOBO TERRESTE polvilhado de nomes e lugares.

De pronto respondi, assim:

Grato fico aos AMIGOS que me fizeram chegar esta notícia. Claro que não conheço o autor do MAPA e a trabalheira que ele teve para executá-lo. Também não sei que critérios utilizou para me incluir entre os NOTÁVEIS que pintalgam o GLOBO TERRESTRE e encontrar nele esta pequena “mosca“ a zumbir na floresta serrana. Só posso dizer que os nosssos responsáveis políticos locais, ligados à CULTURA, deviam pôr aqui os olhos. Não que me considere NOTÁVEL, mas porque tenho feito algo “pro bono” a favor da NOSSA TERRA E DA NOSSA GENTE, algo que não ficou despercebido à PESSOA (ao informático) que se dedica ao ESTUDO e à sua Divulgação” desses dados.

Dito e feito isto (ainda que tal possa resultar de um qualquer algoritmo a lidar com números) para que fique registado (contra números e nomes não há argumentos) e venha ao CAPÍTULO DAS MEMÓRIAS DO FACEBOOK quando a EQUIPA  respetiva achar conveniente, mesmo já quando eu não andar de pé, nem fizer sombra nos caminhos andados, aqui deixo os “prints” ilustrativos dessa NOTÍCIA, que mais não seja para, deste modo, provocar os meus «amiguinhos de estimação».

SEGUNDA PARTE

Mas antes que a “coisa” desapareça deste “mare magnum” movediço e deslizante em tudo onde assenta o polegar humano, ou corra o cursor de um qualquer «rato» de marca ou adquirido (sem marca)   na banca de um qualquer marroquino com loja aberta em canto de rua ou à porta de estabelecimento liberal, além de ter feito isso no mural do FACEBOOK, diizia, resolvi “cristalizar, “congelar» o sucedidoaqui neste meu espaço TRILHOS SERRANOS, por forma a que todos os que, a seu modo, me «estimam» possam ter acesso à “ridícula” notícia onde possam encontrar matéria para engordar ou emagrecer o seu EGO. No que ao meu respeita, com o sentido “provocador” que comigo nasceu e comigo  há-de morrer (tenho 83 anos de idade) acrescentei mais o seguinte texto:

“O PIRILAMPO

4-notable

“Nem de propósito, ontem mesmo publiquei no meu site TRILHOS SERRANOS um texto sobre o PIRILAMPO, O VAGA-LUME, O ARINCU, completando o vídeo que tinha alojado no YOUTUBE com o mesmo título e conteúdo, isto é, sobre um inseto em “vias de extinção”.

pirilanpo-1E, vejam só, hoje mesmo, como já disse em post anterior, recebi, através de mão amiga, a notícia de que a partir de dados informáticos retidos em BASES DE DADOS, dito no original: “a cross-verified database of notable people, 3500BC-2018AD", dito por quem sabe navegar na rede “num total de 7 biliões de pessoas no mundo, o meu nome está entre os 2 milhões e tal em termos de notabilidade”.

O estudo reveste a forma de GLOBO TERRESTE (como vimos acima) e, face à grandeza do planeta que habitamos, e ao brilho das ESTRELAS que ali brilham,  bem posso dizer que ao autor do minucioso trabalho informático não escapou a luminescência deste PIRILAMPO (em vias de extinção) a luzir neste cantinho do mundo.

 

LINK

NOTABE PEOPLE:  ( https://tjukanovt.github.io/notable-people )

 

Ler 526 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.