Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas ANDA O DIABO À SOLTA
segunda, 25 outubro 2021 14:06

ANDA O DIABO À SOLTA

Escrito por 

O BEM E O MAL

Anda o diabo à solta, mesmo à porta da igreja. Ele pertencia à escolta do Criador, mas, por inveja, querendo ser também SENHOR, revoltou-se contra o pai e este, num ai, estava-se mesmo a ver, vingativo, de castigo sem igual, em modos pouco ternos, fez dele Lucifer, senhor do mal e dos infernos.

Foi isso que ouvi e li em criança e, portanto, a partir daí, ficou-me na lembrança que o BEM e o MAL, bem pensado! pensamento sem igual, cada um nos afazeres seus, caminham lado a lado, um conhecido por Deus e outro conhecido por Diabo. Digo isto para que se leia e veja bem, que anda o diabo à solta, mesmo à porta de igreja.

Mas há mais, nesta lenda começada em seita secreta, revestida de muitas cores, sons e tons, só por cegos nunca vista. Dá que pensar, dizem que à mão DIREITA do Criador têm lugar os bons e os maus à mão SINISTRA.

Direi, pois, sem perda de tempo e dando o nome aos bois, cá no meu pensamento, em política, religião organizada, hierarquizada ou simples seita, o mal está na ESQUERDA e o bem está na DIREITA.

E bem se viu em tempo de nós muito perto, pela decisão do chefe da nação que a Constituição administra. Agarrado à tradição, (eh, pá, quarenta anos andou Moisés no deserto, alimentando-se de maná. E a quem tal leitura faz da tradição, lá de trás, convém lembrar que quarenta anos durou a ditadura, ó que saudades dos tempos que lá vão) o galo levantou a crista e, com muitos tagatés, apoiou a governação da DIREITA e rejeitou a da mão SINISTRA.

Bem perto, anda o diabo à solta, mesmo à porta da igreja...e anda no lugar certo. Pois onde é que haveria de andar, se foi no CÉU que começou esta guerra de inveja prosseguida cá na TERRA? Bem pensado! Pensamento sem igual! Deus é o senhor do BEM e o Diabo o senhor do MAL. E, postas as coisas assim, nesta visão maniquiísta do mundo, num pensamento profundo, tenho cá para mim que, neste Portugal romeiro, todo ele inteiro feito de igrejas e capelinhas, todo sacrista, quer se ganhe, quer se perda, abençoada é a DIREITA e excomungada a ESQUERDA.

Dixit, Deo Juvante!

NOTA: PUBLICADO NO MEU MURAL DO FACEBOOK EM OUTUBRO DE 2015, AQUANDO DA «GERINGONÇA» E SUA SAGA,  MIGROU HOJE MESMO PARA ESTE MEU NOVO ESPAÇO, TEMPO EM QUE A «GERINGONÇA» SE  FINA NO «ORÇAMENTO». VIDE LINK:


https://www.facebook.com/100002848916608/videos/741363622635261/

Ler 172 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.