domingo, 14 fevereiro 2016 15:45
Escrito por
Abílio Pereira de Carvalho
ESCOLA ANTÓNIO SERRADO
CASTRO DAIRE - RETALHOS DE HISTÓRIA -3 |
Decorria o ano de 1932 quando, através do Dr. Pio Cerdeira de Oliveira Figueiredo, que mantinha correspondência com uma senhora viúva (?) o nome é omitido, vá lá saber-se porquê - residente no Brasil, se soube em Castro Daire que essa senhora desejava construir uma Escola Primária, em Castro Daire, com o nome do seu falecido marido e para a qual «oferecia a importância de 100 contos». |
Em face disso, são tomadas as primeiras diligências no sentido da aquisição do espaço para a sua construção. Previsto, inicialmente, expropriar-se um terreno no sítio dos Linhares, onde hoje se encontra a Escola Secundária, uma notícia publicada em «O Castrense», de 8 de Maio de 1932, diz que a «Câmara resolveu adquirir e oferecer para a construção um terreno junto ao depósito das águas, de harmonia com o parecer dos Técnicos do Ministério da Instrução que há semanas aqui estiveram abrindo as ruas de acesso à Escola que pelos mesmos técnicos foram indicadas. E foi já há dias anunciado ao Sr. Dr. Pio Cerdeira de Oliveira Figueiredo que se está à espera de autorização do Governo Brasileiro para lhe serem remetidos os 100 contos para a Escola».
«Segundo comunicação da Agência Financial de Portugal no Rio de Janeiro, já lá foi entregue, e ficou à ordem desta Associação, uma cautela (nº 3853) representativa de 100 obrigações de guerra de 1.000 cruzeiros cada, com o juro anual de 6%. Estas obrigações são «metade do legado» com que o Sr. Comendador Serrado contemplou esta Associação. A outra metade está cativa de usufruto a favor de umas senhoras, e só mais tarde ser recebida. Por agora, e devido à benemerência daquele nosso conterrâneo e de sua viúva, temos na referida Agência, 600.000 cruzeiros em títulos de dívida brasileiros».
Publicado em
História
Abílio Pereira de Carvalho
Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.