Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas REGISTO DO DIA
segunda, 12 agosto 2013 15:46

REGISTO DO DIA

Escrito por 
Hoje, estava eu nos sanitários do  Jardim Público, em Castro Daire, quando entraram dois amigos a cavaquear sobre algo que metia uma mulher aposentada, com choruda reforma. Eles iam ao que se sabe e, lado a lado, virados para o WC, diz um para o outro:

- Alguém anda a comê-la!

- A quem, à reforma?

- Não, a ela.

- Que chatice, já não a encontro

.- Quem a reformada?

- Sim, sim, ela está reformada, mas não é aquela de que falávamos.

- Quantos anos tem, ó ti Jaquim?

- Oitenta e nove. É por isso que ela se me escapa. Mas não desisto, hei de apanhá-la.

- Com essa idade, é melhor desistir, ó ti Jaquim.

- Não desisto, não. Nem que tenha de arranjar um alicate de pontas, senão mijo nas calças.

Saí. Eles lá ficaram a falar das duas "reformadas" e vi-os, mais tarde, sentados num dos bancos do jardim. O herói, de oitenta e nove anos, fazia jus ao tempo. Bigode e pêra à António José de Almeida, suspensórios, bengala, estava ali, uma figura da Primeira República, arrancada aos álbuns de fotografias da época.  E, ainda por cima,  a falar pelos cotovelos. Republicanos? Gente tesa, gente tesa. Lembrei-me da conversa ouvida pouco tempo antes e perguntei-me a mim próprio o que pensaria e faria eu quando chegasse aquela idade de reforma.

Abílio, 12/08/2013
Ler 1141 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.