Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas REQUALIFICAÇÃO DA ESTRADA NACIONAL n. 2
quinta, 27 outubro 2016 19:29

REQUALIFICAÇÃO DA ESTRADA NACIONAL n. 2

Escrito por 

ESTRADA NACIONAL N. 2

Hoje (dia 12 de outubro) estive na Assembleia da República. Assisti ao debate dos PROJETOS DE RESOLUÇÃO (PSD, CDS-PP, PS) sobre a REQUALIFICAÇÃO DA ESTRADA NACIONAL N. 2, a grande via que atravessa Portugal de norte a sul, de Chaves a Faro.

IMG 1934A iniciativa da REQUALIFICAÇÃO desta via partiu do Presidente da Câmara IMG 1931Municipal de Santa Marta de Penaguião e dos 32 Municípios que ela atravessa, 31 já aderiram à constituição de uma ASSOCIAÇÃO por forma a que, todos em conjunto, possam valorizar os seus territórios, do ponto de vista do turismo, da gastronomia e do património em geral, exigindo do Governo uma distribuição mais equitativa do financiamento para o desenvolvimento regional.

Todos os partidos com assento na Assembleia, depois de realçarem o valor histórico desta via, uma linha de união entre Portugueses, se pronunciaram positivamente sobre os PROJETOS DE RESOLUÇÃO e eu, sentado na "minha" bancada, como cidadão que circulei muitos anos nessa ESTRADA, que nela deixei muitos quilómetros rodados nos dois sentidos, mais não fiz do que aplaudir silenciosamente. E a que se deveu este meu entusiasmo? É que, desde há muito, como é público e notório, tanto pelos textos que já escrevi, como nos vídeos que alojei no Youtube, (VER LINKS AO FIM DESTE TEXTO), desde há muito, dizia, marquei posição em defesa desse património rodoviário, com enfoque na destruição que dele fizeram no TROÇO urbano da vila de Castro Daire. 

Espero, pois, que, face à execução de tal projeto de REQUALIFICAÇÃO, desapareçam definitivamente os agrafos que a descaracterizaram. E também que o Executivo Municipal leve a sério a ideia que sugeri, já há bastante tempo, ao atual Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. Rui Braguês (que, em 2013, me acompanhou pessoalmente ao sítio da nascente da fonte) que era o aproveitamento a água perdida da FONTE DE NOSSA SENHORA, puxá-la para a ESTRADA e oferecê-la ao público num fontanário colocado ali, naquela reta depois do cruzamento de LAMELAS e antes do PARQUE DE VILA POUCA, sabendo, como então fiz ver ao senhor vereador que, água assim, na ESTRADA NACIONAL n. 2, só depois de Magueija, já bem perto de Lamego. Certo de que as ÁGUAS de nascente a jorrarem em FONTANÁRIOS PÚBLICOS à beira das estradas são cada vez mais apreciadas pelos automobilistas e mais passantes a pé ou de bicicleta. E nós, desleixados, a dar por PERDIDA essa água PÚBLICA.

Fonte Nª Senhora  https://youtu.be/k26TSNsbw78

Penedo de Nossa Senhora  https://youtu.be/-2_W-Q_htqE



Ler 1107 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.