"Frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado não ocorreu. É um substantivo feminino que nomeia o ato ou o efeito de frustrar-se, de não ter o seu desejo satisfeito. Do latim frustratione (deixar sem efeito).
Frustração é uma sensação de incapacidade diante de desgostos sofridos, diante de obstáculos difíceis de ultrapassar e que impedem chegar onde se deseja. A frustração ocorre quando identificamos um erro entre aquilo que planejamos alcançar e o que realmente aconteceu.
A frustração só ocorre quando existem expectativas, e quanto maior elas se mostrarem, maior será a frustração. Quando a expectativa é frustrada pode muitas vezes despertar uma vontade de mudança e se transformar em impulso para novas ações.
Alguns sinônimos de frustação podem ser: decepção, desapontamento, desencanto, desgosto, desilusão, insatisfação, insucesso. Quanto a antônimos de frustação: contentamento, prazer, regozijo, entusiasmo.
FRUSTRADO
Frustrado é um adjetivo que qualifica aquilo que foi gorado, inútil, fracassado, que não chegou a se desenvolver, que ficou incompleto e imperfeito. Ex.: O plano foi frustrado.
O Frustrado é aquele que não alcançou seu ideal, a sua ambição, o seu desejo. É o indivíduo que não conseguiu concretizar seu objetivo de vida.
FRUSTRAÇÃO EM PSICOLOGIA
Para a Psicologia, a frustração é um sentimento de privação de uma satisfação primordial. Frustração é uma síndrome que apresenta sintomas diversos, todos ligados à desestruturação emocional que ocorre em diferentes níveis, por diversas causas e que acarreta diversas consequências.
A Psicologia determina diversos tipos de processos frustrantes: a frustração por barreiras – quando existe um obstáculo que impede de se chegar ao objetivo, a frustração por incompatibilidade entre dois objetivos positivos, a frustração por conflito entre duas situações negativas e afrustração por conflito entre situações positivas e negativas em igual medida."