Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas RETALHO DE VIDA - RESTAURO DE CACIFO DE FURÃO
quinta, 10 março 2016 16:01

RETALHO DE VIDA - RESTAURO DE CACIFO DE FURÃO

Escrito por 

CACIFO DE FURÃO

Os meus dois filhos cresceram rodeados do carinho e dos afetos que lhes eram devidos pelos pais. Mas também cresceram a ver os progenitores, ora agarrados aos livros, ora a corrigir os testes dos alunos, ora a restaurar velharias, quaisquer que elas fossem: desde uma seitoira (foice) que gastou os dentes a segar erva e centeio, ou um podão, cujo fio se tornou rombo a cortar silvados à beira de um caminho ou de leiras de semeadura.

Cacifo-1Ambos professores de História, restaurar "velharias", gastas ou fora de uso, tornava-nos mais fácil a tarefa docente. Não debitávamos somente o SABER TEÓRICO aprendido na Faculdade, já que cada peça se ligava a uma função, a um tempo, a uma pessoa, a uma família, a uma comunidade, a um país. Cada peça era uma lição de INDÚSTRIA, de TÉCNICA e de CULTURA, de TRABALHO ou de LAZER.

Na minha banca de trabalho estou agora a restaurar um CACIFO de furão. Ele irá ilustrar um texto que estou a "rascunhar" para o meu novo livro com o título «O Homem da Nave, Devoto de Diana» com vista a transmitir aos meus filhos e netos, e bem assim a todos aqueles que têm o vício de APRENDER (não importa a idade), algo das ARTES e MANHAS que, vindas de tempos remotos, chegaram até ao meu tempo, mas já não chegaram ao tempo deles. São as marcas materiais da EVOLUÇÃO HUMANA, da relação do HOMEM com a TERRA e com ANIMAIS, DOMESTICADOS ou BRAVIOS.

NOTA. Posto no Facebook em 10/03/2015

Ler 1272 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.