Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas HUMANOS
quinta, 12 agosto 2021 21:08

HUMANOS

Escrito por 

O TER E O SER

Em 2017 a RTP1 tranmitiu o DOCUMENTÁRIO com o título HUMANOS. Fiz um apontamento escito que publiquei neste espaço, mas, por razões que me são alheias, não pude localizá-lo na linha de “pesquisa”.

Porém  como também o alojei no meu mural do  FACEBOOK, fui lá repescá-lo novamente hoje para aqui e daqui poder remeter todos os que me seguem com um cibo de HUMANIDADE dentro de si para os retalhos alojados no YOUTUBE.

No dia 18 de abril de 2017 HUMANOS A RTP1 transmitiu ontem (dia 17 de abril de 2017), com início às 22 horas e términos cerca da 1 da manhã, o longo documentário HUMANOS.

Muito longo, dirão alguns!

E eu, que, levado pelo impulso humano, me ferrei a vê-lo e a gravá-lo na box, pergunto-me como podia ele ser mais curto se, em tão pouco tempo, a equipa de realização meteu quase o MUNDO INTEIRO? É isso. O mundo físico, humano, racional, emocional, "sapiens", "demens" e "degradandis".

Só não está lá quem não é HUMANO, pois "humano" não é somente desfazermo-nos em lágrimas, junto à campa de familiares e amigos e "desumanos" nos mostramos quotidianamente, sobrepondo interesses comezinhos e egoistas ao sofrimento e marginalidade do nosso semelhante, seja ele quem for.

Ser humano não é dizê-lo. É sê-lo.

Eu não sou adivinho. Nem tenho os poderes de lobrigar com antecedência a programação da RTP. Mas nesta minha página tenho deixado testemunhos bastantes do enfoque HUMANO que tenho posto na minha investigação, no meu olhar o mundo, o meu semelhante, a pontos de sublinhar que tenho por preocupação "FAZER HISTÓRIA COM GENTE DENTRO".

Os trabalhos mais recentes (um em texto, outro em vídeo) reportam-se ao DELFIM (fotógrafo) e à D. CATARINA PITADAS, aquela senhora que, vivendo pobremente, escrevia as cartas a toda a gente e assumia a dignidade e o sigilo de uma NOTÁRIA. Ela reservava para si os SEGREDOS de meio mundo. Ambos a viverem ali, no Largo da Feira das Galinhas, em tugúrio sem água canalizada e saneamento básico.

Porque para eles olhei e sobre eles escrevi, tal como fiz com o MANEL DA CAPUCHA, com o ZECA CARNEIRO, o ZAPA e o MATEUS, eu não podia ficar indiferente a este documentário "HUMANOS".

Por ele passa, ao vivo, a definição da CORAGEM e do MEDO, do AMOR e do ÓDIO, do PERDÃO e da VINGANÇA, da FOME e da ABUNDÂNCIA, da LIBERDADE e da falta dela. Do CONSUMISMO e da SOBRIEDADE.

Tudo. O ser HUMANO no seu todo, nas suas circunstâncias e mil nuances. Não há biblioteca onde caiba tanto conhecimento, sapiência, emoção e razão.

Não pode haver professor ou professora que possa ignorar este documentário, se tiver orgulho na sua profissão. Aposentado que estou, do muito que li, aprendi e ensinei, verifiquei quanto ignorante sou, face aos depoimentos feitos por todas aquelas pessoas, a rir ou a chorar, desde idosos a jovens, crentes e não crentes, a interrogarem-se sobre o seu papel no mundo. Que peugada lhes está reservada deixar nele, enquanto vivos. Gente de todas as etnias, cores e religião.

Não. Eu não podia deixar de fazer este registo. Ainda estou vivo. Ainda existe em mim uma réstia de HUMANIDADE. A foto que se segue foi retirada desse documentário. Um excelente serviço público de divulgação, informação, formação, arte e criatividade. Bem haja RTP1.

https://www.youtube.com/watch?v=TnGEclg2hjg&t=200s 

 https://youtu.be/ZJ3cImzjNps

 

 

HUMANOS - Cópia

 

Ler 587 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.