Trilhos Serranos

Está em... Início Crónicas CASTRO DAIRE - PROJECTO "BIA" NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
quinta, 14 maio 2015 10:00

CASTRO DAIRE - PROJECTO "BIA" NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

Escrito por 

Como cidadão que passou parte da sua vida a comentar e a divulgar a "história local" , bem como a imaginação e criatividade, individual ou colectiva, que, aqui ou ali, se vão manifestando em honra e dignificação das nossas gentes e da nossa terra (o que tenho feito na imprensa, nos livros e nos vídeos) foi com grande orgulho castrense que, através de um "Alerta Google", a remeter-me para o "Notícias de Resende", vi chegar o "Projecto Bia" ao plenário da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República no passado dia 7 de maio.
Nesse evento estiveram presentes os Vereadores da Câmara Municipal de Castro Daire, Dr. Rui Braguês e Eurico Moita, o responsável pelo desenvolvimento do projeto, prof. Filipe Duarte e a “voz” do Projeto BIA, a locutora da Rádio Limite, Cátia Cardoso. 
Trata-se de um "Sistema de Comunicação Aumentativo e Alternativo (aplicação informática), que visa facilitar a comunicação de pessoas que não comunicam de forma de verbal. Este software é a 1º aplicação informática multiplataforma desenvolvida em Portugal. O Projeto BIA contém funcionalidades únicas no mundo, tais como a geo-localização, que permite localizar pessoas quando estas se encontram desorientadas e ainda a comunicação com o exterior, via e-mail". 
Durante a apresentação do projeto, foi explicada a forma de como surgiu a aplicação, as entidades envolvidas, como é o caso da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu e da Rádio Limite, as suas funcionalidades, número de downloads, feedback e convites, as perspetivas para o futuro e ainda candidatura ao Prémio Europeu de Inovação na Administração Pública. 
Os deputados dos diversos grupos parlamentares usaram da palavra para saudar e elogiar o projeto mas também a iniciativa, colocando posteriormente algumas questões. Foi expressa a vontade de se iniciar conversações com o grupo de trabalho do ensino especial, no sentido de se estudar a melhor forma de dinamização do Projeto BIA nas escolas e instituições. 
O Vereador da Educação e das Novas Tecnologias, Dr. Rui Braguês, começou por agradecer a oportunidade de poder mostrar o projeto na Assembleia da Republica, frisando que no interior do país também existem bons projetos com visibilidade nacional e internacional, pessoas com capacidade de inovar e autarcas atentos aos problemas não só locais como nacionais. 
No final da audiência o vereador Eurico Moita brindou o Presidente da Comissão, José Ribeiro e Castro, com ofertas do município (medalha, livros e um canastro). 

FONTE: "Notícias de Resende" (artigo publicado no meu MURAL do Facebook no dia 14-05-2103)

Ler 1094 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.