Porque volto ao assunto tantos anos depois? Simplesmente porque, hoje mesmo, o meu amigo Dr. Luis Pedro Figueiredo Queijo, advogado, aue exerceu o foro em Lisboa, herdeiro que foi, em Castro Daire, dos bens móveis e de raíz Dr. Pio Cerdeira de Oliveira Figueiredo, que, há anos, veio ao meu conhecimento através do meu ex-aluno Adelino Pina Nunes (em Lourenço Marques) de visita a Castro Daire, me encontrou na vila e me disse, de rompante:
- Professor, tenho ali, em casa, algo para si.
Só podia ser algo ligado à HISTÓRIA LOCAL, ciência social a que todas as pessoas atentas me associam, devido aos trabalhos que tenho publicado.
Que esperasse um bocadinho.
Esperei.
Ele foi a casa e de retorno apresentou-me a fotografia da D. EMÍLIA LEZINSKY DO SERRADO que anexo, ao lado com o respetivo texto impresso no verso. Assim: “
«Viúva do nosso saudoso conterrâneo, Sr. ANTÓNIO SERRADO PEREIRA DA SILVA. Faleceu no Rio de Janeiro em 25 de Março de 1942” , como se lê no texto impresso no verso da FOTO.
E mais se diz nesse texto que ele “mandou contruir nesta vila de Castro Daire a Escola “ANTÓNIO SERRADO”, contribuindo valiosamente para a sustentação da cantina na mesma Escola. Prestou benefícios a esta terra de cujos pobres era valiosa protetora. Como singela homenagem à amiga dos desprotegidos, mandou a Associação dos Amigos da Escola (Cantina e Caixa Escolar) de Castro Daire, fazer esta reprodução”.
Convém sublinhar que o Dr. Pio Cerdeira de Oliveira Figueiredo era o Presidente dessa mesma Associação, daí que a REPRODUÇAO da fotografia e do texto me tenha chegado à mão pela mão do seu herdeiro, Dr. Luis Pedro, meu amigo.
Eu lhe agradeço este contributo, tal como a coleção encadernada de jornais “O Castrense” que, em tempos, por sugestão minha, ele ofereceu ao Município da Castro Daire.
LINK so texto publicado no «NOTÍCIAS DE CASTRO DAIRE» em 2005
http://www.trilhos-serranos.pt/index.php/historia/362-escola-antonio-serrado.html