Imprimir esta página
terça, 09 março 2021 15:49

LUSTRE AGRADECIDO

Escrito por 

O PREÇO HISTÓRIA

PUBLICADO NO FACEBOOK 

EM 08 DE MARÇO DE 2020


A história não esconde a verdade, nem a glória da minha identidade.  E já que nascido fui para alumiar os salões onde se dança, come e reza em abundância, deram-me o nome de LUSTRE. E LUSTRE que se preza, com luzes de mil matizes, nunca esquece que alumiou os salões de gente ilustre, salões sem medida, refeições de perus, veados, faisões e perdizes, mesa farta, toalha branca, rendada, louça de marca e luzente talher de prata.

LustreUma multidão de criados, assim alumiados, serviam donas empoadas, saias rodadas e armadas, seus maridos e filhos de punhos e peitilhos rendados. Boa cama e boa mesa, sempre pendente no tecto, atento a toda a gente, conversas e movimento. Servi gerações de senhores e servos. Mas, o mundo é feito de mudança. Há quem viva e há quem morra. E os rendimentos dos meus donos, provenientes de primícias e foros, foram-se com a porra dos tempos e das modas. Acabou-se a mesa farta, a tripa forra.

louça - CópiaFui apeado do tecto onde passei anos de vida. E apagado sem piedade, fui remetido prá sucata. Mas, sorte a minha. Não sei se por caridade, se por ver em mim algo que presta, algo de útil que em mim resta, sei lá, peça de antiguidade, passou por mim um poeta, mente sana, aquele que -  a todo o fruto da inteligência humana, mesmo descartável e inútil que seja -  atribui serventia, vida e sentimentos. Comprou-me. Restaurou-me. Pendurou-me. Pendente e restaurado, deu-me novamente olhos e voz de gente. Não é miragem. E para que se veja, longe da antiga criadagem, devolveu-me a luz da glória, as páginas de HISTÓRIA, o codicilo de testamento destinado a alumiar o tribunal do tempo.

 









 

Ler 842 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.