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sábado, 05 novembro 2016 13:17

ESTRADA NACIONAL Nº 2 (QUARTO APONTAMENTO)

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ESTRADA NACIONAL N. 2  (QUARTO APONTAMENTO)

Ontem, dia 04 de novembro, repescando os apontamentos que eu tinha feito nos dias 12 e 27 de outubro sobre a tão falada REQUALIFICAÇÃO da ESTRADA NACIONAL n 2, alojados no meu site "Trilhos Serranos" e nesta página, estava longe de pensar que um dia depois, hoje mesmo, voltaria a falar no assunto, ilustrando o texto com um vídeo que alojei no Youtube em 11-10-2012.

 

Vício antigo, não sei se adquirido na serra, menino ainda, antecipando a lida nos montes a guardar gado, antes do nascer do sol, se por força do hábito que adquiri durante anos seguidos a "dar aulas" às OITO da manhã, quer em MOÇAMBIQUE, quer em CASTRO VERDE, quer em CASTRO DAIRE, o meu RELÓGIO BIOLÓGICO põe-me, todos os dias, desperto que nem um coelho entre as SEIS e as SETE de amanhã.

O meu primeiro gesto depois de acordar é estender o braço e ligar a telefonia que tenho na mesinha de cabeceira, outro hábito antigo que adquiri lá pelas Áfricas, quando a profissão me exigia deslocações de terra em terra ou de rua em rua, na procura estratégica de residir o mais perto possível do meu local de trabalho, iniciando o dia com música.

NSenhora-GoogleE serve toda esta lengalenga para dizer que, hoje mesmo, no cumprimento desse ritual de "acordar cedo e cedo erguer", ouvi, na TSF, o Presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião referir-se a uns tantos Municípios que vão integrar ASSOCIAÇÃO destinada a requalificar a ESTRADA NACIONAL N. 2 e a promover o seu "POTENCIAL TURÍSTICO NACIONAL" ao longo de todo o país.

Não vou repetir aqui o que já disse sobre tão GENIAL IDEIA e o que necessariamente terá de ser feito no trajeto que respeita ao concelho de CASTRO DAIRE e os nossos AUTARCAS darem mostras de contribuir para a prossecução dos objetivos que visam devolver vida e gente a este INTERIOR DESERTIFICADO e dinamizar os COMÉRCIOS das pequenas localidades que se viram privados deles, não apenas por razões da existência das GRANDES SUPERFÍCIES, não apenas pela existência VIAS RÁPIDAS (com designações várias, que desviaram muitos automobilistas) mas também por razões de decisões políticas municipais que, levadas na onda bacoca da modernidade, desviaram o trânsito para a periferia destas pequenas localidades, contribuindo assim para a MORTE anunciada das pequenas lojas comerciais que, contra ventos e marés, procuravam sobreviver e manter de pé alguns traços TRANSVERSAIS e LONGITUDINAIS da nossa identidade.

Felizmente que nem toda a gente vai na ONDA e a IDEIA GENIAL que esta NOVEL ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS pretende a implementar no terreno, ainda que não se espere dela a inversão do curso da HISTÓRIA, merece ser louvada e divulgada, não só porque ela nos mostra que ainda e existem AUTARCAS que pensam o país como um todo, mas também que sem MEMÓRIA não há HISTÓRIA e muito menos "HISTÓRIA COM GENTE DENTRO".

Como folgo eu com essa ideia, senhores! Os nossos AUTARCAS a darem vida nova à velha ESTRADA e eu, prestes a fazer uso de uma bengala, a dar nova vida à MANETE das mudanças da minha CITROEN DIANE, lembrando os quilómetros andados entre CASTRO VERDE/CASTRO DAIRE e CASTRO DAIRE/CASTRO VERDE a galgar quilómetros na velha ESTRADA NACIONAL N. 2. É o que se pode dizer, como digo: "UMA PEÇA DE MUSEU VOLTA AO ACTIVO".

Link do vídeo a «BENGALA», feito em 2011, mas alojado no Youtube 11-10-2012.

https://youtu.be/yxPv3aI3pME

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Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.