Imprimir esta página
segunda, 26 setembro 2022 13:27

CASTRO DAIRE - GENTE DA TERRA

Escrito por 

CASTRO DAIRE – GENTE  DA TERRA

São vários os textos e os vídeos que tenho publicado falando de pessoas de Castro Daire, sob o título GENTE DA TERRA. Ora, tendo-me chegado, recentemente, através de um ex-aluno meu,  o link de um GLOBO TERRESTRE (https://tjukanovt.github.io/notable-people)  com a descrição feita a preceito, dividindo, por categorias  (para regozijo do meu aluno e meu) os milhares de nomes nele referenciados como «PESSOAS NOTÁVEIS», mal andaria eu se não trouxesse aos meus TRILHOS SERRANOS  esse link, só porque, entre os milhares de nomes que ali se identificam, se encontra o meu próprio NOME, seguramente para orgulho dos meus pais (se fossem vivos) e, claro está,  meus filhos e netos em cujas veias corre o sangue do meu sangue. 

Não e não. Se prestes me presto a  divulgar a nossa TERRA E AS NOSSAS GENTES, por dever de cidadania e de professor de HISTÓRIA que fui, (com muitos agradecimentos vindos de longe - da emigração- pelo trabalho que tenho deseenvolvido e levado aos confins do mundo) obrigação tenho de me incluir nelas - nessas GENTES - já que, despercebido fico entre as entidades locais ligadas à INVESTIGAÇÃO E CULTURA que, de contrário, elas  orgulhar-se-iam de ver ali, naquele GLOBO TERRESTE, entre tantos, o nome de um CONTERRÂNEO, nado e criado na serra, nada atreito a vénias e bajulações.  Assim:

 

 


globo NOTABLE - Cópia - Cópia

PESSOAS  NOTÁVEIS

Usando dados de Morgane Laouenan et al., o mapa mostra os locais de nascimento das "pessoas mais notáveis" do mundo. Os dados foram processados para mostrar apenas uma pessoa para cada localização geográfica única com a classificação mais alta de notabilidade. Clique abaixo para mostrar apenas pessoas de uma categoria específica.

Feito por: 

Topi Tjukanov.

Inspirado no mapa de pessoas dos EUA por The Pudding.

 Tudo

 Cultura

 Descoberta da ciência

 Liderança

 Jogos de esporte

 Mostrar nomes de lugares reais

 

 

Trabalho sério, baseado objetivamente em dados informáticos, portanto despido do compadrio, do clientelismo e do amiguismo que proliferam nas nossas instituições nacionais e locais, nas nossas QUINTAS PLÍTICAS E CULTURAIS, qual alfobre que  medra espontâneadmente em redor de nós,  eu me dei ao trabalho de (para orgulho dos meus amigos, parentes, filhos e netos) mandar fazer uma FOTOCOMPOSIÇÃO de DOIS MOMENTOS desse GLOBO TERRESTRE.

O primeiro MOMENTO respeita, rigorosamente,  o original, tal qual aparece na WWW.

O segundo MOMENTO mostra o GLOBO EXPANDIDO, por forma a identificar o Marco Geodésico a SERRA DO MONTEMURO e os nomes que, em torno dela, dessa serra, foram destacados e considerados NOTÁVEIS pelo autor do trabalho, dito  TOPI TJUKANOV.

A FOTOCOMPOSIÇÃO, cujo exemplar se anexa em rodapé, inclui o LOGOPITO da firma responsável pela sua execução, com sede em Castro Daire, a saber: «MANUEL OLIVEIRA», a quem agradeço a gentiliza da OFERTA. Tratando-se de um empresário e profissional de FOTOGRAFIA, de um  cidadão da COMUNICAÇÃO SOCIAL LOCAL há largos anosbem sabe ele que produziu um DOCUMENTO HISTÓRICO SINGULAR  na sua forma e conteúdo. Tão SINGULAR que me atrevo a preconizar que ele jamais virá a produzir outro semelhante com  o nome de um munícipe incluído na CATEGORIA "INVESTIGAÇÃO E CIÊNCIA", como no trabalho em causa. 

 É que entre os ilustres FARÓIS do mundo que alumiam aqui pelas bandas do MONTEMURO, com destaque para SERPA PINTO (de Cinfães) e de LEITE DE VASCONCELOS, (da Ucanha ,Tarouca),  não deixa de luzir também um simples PIRILAMPO, nascido em CUJÓ, concelho de CASTRO DAIRE. 

Tudo para CONSTAR.

DR ABILIO - Cópia

 

 

Ler 566 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.