Imprimir esta página
segunda, 28 março 2022 13:14

GENTE DA TERRA

Escrito por 

DESTA VEZ, DA MINHA TERRA NATAL

Só mesmo as pessoas muito descuidadas não se deram conta deste meu enraizado vício em divulgar, na imprensa e neste ou no anterior site, trilhos serranos, através dos tempos, os nomes da GENTE DA TERRA, isto é, do nosso concelho, vilas e aldeias, indiferentemente do seu estatuto social e/ou profissional.

 

mateusO último foi um texto e vídeo sobre o senhor Carlos Almeida, sapateiro, mas antes já tinha posto no mundo os nomes do senhor Zeca Carneiro, factótum,  do senhor Zapa, bate-chapas, do senhor Mateus, engraxador, do senhor Fausto Moita, funcionário de Finanças.  do Dr. ALBANO PEREIRA JÚNIOR, natural de SANTA MARGARIDA, professor na Universidade de Farmácia, em Lisboa,e também da primeira mulher do concelho, natural  de CUJÓ  a tomar lugar na Assembleia da República e também Presidente da Câmara de Castro Daire, Engª Eulália Teixeira.

Fi-lo sempre por moto próprio, sem incumbência nem pagamento de qualquer favor.

euláliaE, dito isto, era só o que faltava, deixar de fora, um “menino” que conheci imberbe, ainda naquela idade de estudante de DIREITO, atrás do balcão da mercearia do seu pai, António Teixeira, em Cujó, mesmo ao lado sítio que todos conhecíamos por “PRAÇA».

Falei com ele duas ou três vezes, se tanto. Nunca mais nos vimos. Mas costumo estar atento aos sucessos e insucessos das pessoas naturais de Cujó, como demonstra o vídeo alojado no Youtube, sobre António Martinho Teixeira, da mesma família, enquanto responsável primeiro pela Associação de Solidariedade Social, Cultural e Recreativa Coutoense, com sede no Couto de Cima, em Viseu. Os nossos pais eram todos amigos e chegaram a ter uma parceria na MOAGEM MECÂNICA que valeu às povoações das redondezas durante a prolongada seca dos anos 50. Os ditos «TIBÉRIOS» forneciam o motor da malhadeira e o meu pai as instalações e restante equipamento.  Trato desse assunto no meu livro prestes a sair do prelo com o título «PEGADAS MINHAS».

Desta vez falo de CARLOS ADÉRITO TEIXEIRA, que no dia 08 de março corrente foi nomeado vice-Procurador Geral da República, cargo que tem a “categoria, tratamento e honras iguais aos dos juízes do Supremo Tribunal de Justiça e usa o trajo profissional que a estes compete» (artigo 110.º/2, EMP).

Vice-procurador

Ler 683 vezes
Abílio Pereira de Carvalho

Abílio Pereira de Carvalho nasceu a 10 de Junho de 1939 na freguesia de S. Joaninho (povoação de Cujó que se tornou freguesia independente em 1949), concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Aos 20 anos de idade embarcou para Moçambique, donde regressou em 1976. Ler mais.